11/11/2021

         A área da saúde sempre foi conhecida por oferecer muitas oportunidades de trabalho. Um campo vasto, com muitas possibilidades de ingresso nesse mercado. Agora, um segmento que vem ganhando espaço é o de gestão hospitalar. Coordenador de cursos EAD do UGB-FERP, Marcus Barbosa explica que, para os profissionais qualificados, existe realmente uma grande oportunidade de atuação nesse mercado.

“Considerando a expectativa de vida da população e a melhoria de acessos aos serviços médicos, o mercado permite e garante a profissionais que se especializam nesta área grandes oportunidades. Vale lembrar que a gestão da saúde difere de vários outros segmentos, especialmente pela sua multiplicidade de elos, redes e pelo elemento principal: o cuidado à vida, sendo esse o principal elemento que torna-se um desafio aos gestores, pois ele lida com situações adversas, que exige um preparo prévio para vivenciar na prática esse mercado”, afirma Marcus.

         Para ele, as perspectivas de crescimento nos próximos anos são reais. Em vez de focar em estatísticas, Marcus chama atenção para as constatações. “Se você passa por uma rua movimentada da sua cidade, quantos novos serviços de saúde (laboratórios, clínicas médicas, consultórios, clínicas especializadas) estão sendo abertas? Apenas por essa mera observação você já pode compreender que existe realmente um crescimento exponencial. Em algumas cidades, existem condomínios basicamente com clínicas especializadas, consultórios médicos e odontológicos e serviços especializados de suporte a esse público, como advogados, empresas de marketing digital, assessoria financeira, entre outros”, diz.

A pandemia chamou a atenção para os hospitais e unidades de saúde. E isso mostrou a necessidade de se ter uma boa administração nesses locais. “A pandemia foi um evento que nos obrigou a repensar como vemos o mundo e como nossas relações serão estabelecidas ao longo do tempo. Apesar das melhoras nos indicadores e na redução dos casos fatais e, inclusive, de contaminação em detrimento da vacina. Mas por outro lado, a pandemia melhorou muitos processos, houve mais flexibilidade por parte dos órgãos reguladores, para entrada de produtos médico-hospitalares, o que abriu novas portas de negócios no país para atendimento ao segmento e por aí vai”, avalia.

         De acordo com Marcus, o papel do administrador é de extrema importância e um bom curso é fundamental para quem quer ingressar nesse mercado. “Saber lidar com pessoas e ser acima de tudo situacional talvez seja um dos maiores desafios do gestor que pretende atuar nesse segmento. Além disso, ele precisa lembrar que nesse segmento, que uma formação com olhar específico em gestão em saúde é extremamente necessária, lembrando sempre que mesmo sendo um negócio como qualquer outro, existem especificidades que são muito peculiares desse grupo, e que ao estudar, boa parte dessas demandas são debatidas, pois temos que pensar no cuidado e segurança do cliente/paciente, gerando valor (saúde), fidelidade e credibilidade do serviço junto ao público. E lembrar que, se seremos gestores de unidades de saúde, nosso papel é cuidar de custos, integrar logística, e dar suporte para que toda equipe médica, de assistência e multidisciplinar possa contar com os recursos necessários para a melhor atenção e cuidados”, explica.

         Conheça mais sobre os cursos do UGB-FERP no link https://crm.wifire.me/conexaougb