18/06/2024

No último dia 12 de junho de 2024, o campus Volta Redonda foi palco da II EXPO Engenharias, um evento que reuniu estudantes, professores e profissionais das áreas de Engenharias de Produção, Civil, Elétrica e Mecânica. O encontro, que se tornou um marco no calendário acadêmico da instituição, teve como objetivo principal proporcionar um espaço para a apresentação de projetos desenvolvidos pelos alunos, promovendo a troca de conhecimentos e a integração entre diferentes áreas da engenharia.

"A II EXPO Engenharias é o resultado de uma iniciativa transdisciplinar dos primeiros períodos de engenharia, demonstrando o compromisso dos nossos alunos com a inovação e a excelência. Os projetos apresentados, supervisionados pelos professores Anderson de O. Ribeiro, Marco Coelho e Myriam Kienitz Lemos, refletem a dedicação e o talento que cultivamos no ITE. Estamos extremamente orgulhosos de ver o potencial desses futuros engenheiros", afirmou o diretor do ITE, Gustavo Paiva.

Os projetos da Engenharia de Produção se destacaram pela busca incessante de otimização e eficiência. Os futuros engenheiros civis trouxeram à EXPO uma série de soluções inovadoras voltadas para a sustentabilidade.  Na área da Engenharia Elétrica, os projetos focaram em energias renováveis e eficiência energética. A Engenharia Mecânica trouxe para a II EXPO Engenharias uma série de projetos que evidenciaram a importância da automação e da robótica na indústria moderna.

Impacto e Futuro

O sucesso da II EXPO Engenharias reafirma o compromisso do UGB-FERP com a excelência acadêmica e a inovação tecnológica. O evento não apenas proporcionou uma plataforma para que os alunos mostrassem suas habilidades e criatividade, mas também fomentou o intercâmbio de ideias entre diferentes disciplinas da engenharia.

"A II EXPO Engenharias é um reflexo do compromisso do ITE com a excelência acadêmica e a inovação. Os projetos apresentados hoje não só destacam o talento de nossos alunos, mas também evidenciam a importância da integração entre teoria e prática. Estamos orgulhosos de todos os participantes e animados com as possibilidades que esses futuros engenheiros trarão para a sociedade", destacou Paiva.

Professores e profissionais presentes elogiaram a qualidade dos projetos e a dedicação dos estudantes. Muitos dos trabalhos apresentados possuem um enorme potencial de aplicação no mercado, e a EXPO serviu como um trampolim para futuras pesquisas e desenvolvimentos.  "Foi inspirador ver a criatividade e a inovação dos nossos alunos na II EXPO Engenharias. Cada projeto apresentado aqui é um testemunho do talento e da dedicação que temos no UGB-FERP. Este evento demonstra a capacidade de nossos futuros engenheiros em desenvolver soluções que realmente podem transformar o mundo", ressaltou o professor Anderson Ribeiro.

A expectativa é que, com eventos como a II EXPO Engenharias, o UGB-FERP continue a se destacar como uma instituição de referência no ensino e na pesquisa em engenharia, formando profissionais capacitados para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro.