07/11/2017

O UGB-FERP realizou no dia de novembro, no campus Volta Redonda, o IV Seminário do Instituto Superior de Educação e IV Seminário Institucional do PIBID/UGB: Teoria e prática na formação docente: desafios e perspectivas. A 4ª edição do seminário foi ampliada para promover a participação externa de professores interessados na temática, de outras instituições universitárias e escolas básicas que desenvolvem o PIBID, bem como daquelas não participantes deste programa, buscando estabelecer uma enriquecedora troca de saberes e práticas para o fortalecimento da formação docente e a valorização da educação básica.   

O evento foi aberto pela diretora do Instituto Superior de Educação (ISE), Conceição Panizzi. Em seguida houve uma apresentação musical da bolsista Tayenne, do curso de História, e o professor Renato.  

Após a apresentação foi realizada uma mesa redonda, com o tema “Saberes e vivências na universidade e na educação básica: os impactos do PIBID”. A mesa foi composta por Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, coordenadora institucional do PIBID/ UniFOA; Altagracia Chiesse, coordenadora do Subprojeto de Biologia; Cláudia Maria Oliveira Cordeiro,  supervisora do PIBID/ UGB de História na Escola Estadual Roosevelt; Rômulo Nóbrega de Souza, egresso do subprojeto de História, professor de História do CAP e pós-graduando em Educação e Sociedade pela Instituição São Luiz; Laura de Andrade Medeiros, bolsista de Iniciação à Docência do subprojeto de Letras; e Elizabeth Duarte Salgado Soares, coordenadora Institucional do PIBID/UGB

         Após a mesa redonda houve a apresentação das comunicações orais, de bolsistas do PIBID e de estudantes e profissionais de outras instituições sobre novas metodologias para o ensino na educação básica, bem como sobre os desafios e perspectivas na formação docente.

O PIBID tem como finalidade a formação qualificada de professores para atuar na educação básica e constitui-se como um espaço privilegiado   de construção, reconstrução e trocas de saberes e fazeres que integram universidade e escola em torno da formação do professor e da melhoria do ensino nas escolas públicas.