14/06/2021

O campus Barra do Piraí do UGB-FERP existe há 53 anos e é conhecido em toda a região por oferecer cursos superiores de qualidade. No entanto, o que muitos não sabem é que, mais do que um Centro Universitário, é uma instituição a serviço da comunidade. No local existe o Centro Cultural Aracy Carvalho Di Biase, que abriga um espaço privilegiado, cujo objetivo é proporcionar mais opções de cultura, lazer e entretenimento, preenchendo, desse modo, uma grande carência dos moradores da região.

O Centro Cultural está localizado na unidade Barra do Piraí, foi inaugurado em dezembro de 2007 e tem como missão “promover o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania na região Sul Fluminense. Suas principais tarefas são estimular a criação artístico-cultural local, promover atividades que integrem as diversas áreas do conhecimento assim como desenvolver experiências conjuntas com a comunidade.

O local possui uma estrutura privilegiada, com um auditório com capacidade para 230 pessoas. O cinema, que tem capacidade com 110 lugares, tem sala de projeção utilizada para exibir de filmes, palestras e para ministrar workshops. Há ainda sala de artes, galeria de exposições, teatro com 140 lugares, salão de dança e ginásio poliesportivo.

O Centro Cultural desenvolve atualmente quatro projetos: Arte, Educação e Cidadania, Vale das Artes/Relacionamento Externo, Bordando o Vale e Coral. As atividades são oferecidas a pessoas de todas as idades, de forma gratuita. Lá, os inscritos têm acesso a aulas de música, teatro, natação, informática, musculação, futebol, dança, pintura e capoeira.

Para quem deseja conhecer o Centro Cultural a partir do seu Chanceler Geraldo Di Biase, é só visitar o memorial, que tem um espaço ocupado por uma exposição permanente, com fotos, documentos, diplomas e objetos pessoais destacando sua atuação política, a trajetória da FERP, as memórias institucionais e familiares.

Tudo isso propicia a realização de várias atividades que refletem sensivelmente no cotidiano do aluno do UGB e na comunidade assistida pelo Centro.