16/08/2021

As mudanças no mercado de trabalho são constantes e dinâmicas. E, dentro deste contexto, a área de educação não é diferente. Mas como será o “Educador do Futuro”? Para Marilane Confort, coordenadora da área de Educação EAD do UGB-FERP, a Educação é um processo que sempre existiu e que nunca deixará de existir. No entanto, para uma educação de qualidade, é muito importante a revisão de alguns paradigmas capazes de romper com práticas retrógradas, práticas essas incapazes de atender ao aluno real presente nas escolas de hoje, e que, futuramente, serão os trabalhadores aptos ao mercado de trabalho, que exige novas competências e habilidades e por isso é tão competitivo.

Segundo ela, uma das mudanças está na forma de preparação das atividades aos alunos. “Para isso, as atividades oferecidas na escola precisam ser mais atrativas, mais dinâmicas, a fim de alcançar esse aluno cada vez mais tecnológico. Atividades capazes de transformar esta gama de informações disponibilizadas pelo mundo e transformá-las em conhecimento”, afirma.

Marilane alerta que, para que haja essa transformação, automaticamente, a relação professor e aluno também muda: de uma relação vertical para uma relação horizontal. “Isto é, o professor deixa de ser o conteudista, aquele que apenas transfere o conhecimento, e passa a ser o mediador entre o conhecimento e o aprendente. É uma nova concepção, porque passa a ser uma relação de reciprocidade, de troca”, explica a coordenadora.

De acordo com Marilane, os tempos mudaram, a pandemia tirou todos da zona de conforto e, desta forma, nunca foi tão propício e urgente colocar estas mudanças em prática. “É o momento de a escola romper com as velhas práticas, abrir novas oportunidades e possibilidades, se realmente almejar propiciar uma educação diferenciada e, automaticamente, de qualidade. O desafio está posto”, salienta.

Para Priscila Finote Silva, aluna do segundo período do curso de Pedagogia, esse modelo de aprendizado já é sentido no dia a dia, principalmente no modelo remoto. “Minha experiência com EAD tem sido incrível. Me permite flexibilidade, consigo adaptar meu horário e conciliar meu trabalho com os estudos. A plataforma NEAD é de fácil entendimento e, além disso, temos uma orientadora sempre à disposição, caso surja alguma dúvida. Temos também o Projeto Integrador, onde nos reunimos de forma virtual e compartilhamos nossas ideias e experiências e isso torna o estudo mais atrativo e satisfatório”, finaliza.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil