04/10/2019

Na última terça-feira, dia 1º, em comemoração ao Dia do Idoso, o UGB-FERP realizou uma palestra com o tema “Mama: Importância Funcional e Patológica”, ministrada pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Francisco Sampaio. O evento, realizado no Auditório I, no campus Volta Redonda, foi aberto pelo reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho.

         O evento faz parte da programação do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (PROUATI), coordenado pela Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX). Organizadora da palestra, a professora Lúcia Costa destacou a importância desse tipo de conscientização. 

“Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. O movimento, que surgiu nos anos 90 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ganhou âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença. Ele ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio. A PROPPEX não poderia ficar de fora desse movimento e o Dr. Sampaio é médico e pesquisador que possui uma didática de fácil compreensão e uma abordagem muito humana sobre o tema”, ressaltou Lúcia.

“Essas iniciativas são muito importantes para conscientizar as pessoas sobre esses problemas. São informações, inclusive, que quem assistiu a palestra pode repassar para seus familiares e vizinhos”, completa Dr. Sampaio.

Para Josélia Guedes Valadares, de 66 anos, foi a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos. “Achei a palestra ótima. Mostrou tudo e tirou muitas dúvidas. Muitas vezes as pessoas não sabem a origem de uma doença e foi tudo muito esclarecedor. Que o UGB ofereça mais palestras como essa”, espera.

Após a palestra, o público teve a oportunidade de assistir a uma apresentação do coral do UGB-FERP e, em seguida, participar de um coffee break.