05/10/2023

Palestras com profissionais de destaque e apresentações marcaram a Semana Acadêmica de Pedagogia, realizada no campus Volta Redonda. O evento, que aconteceu no Auditório Milton Carlos, foi aberto oficialmente na segunda-feira, dia 02, pela pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, e pela diretora do Instituto de Educação e Saúde, Conceição Panizzi.

O primeiro dia de evento foi mediado pela coordenadora do curso de Pedagogia, Luiza Angélica Paschoeto, doutora em Educação, e teve como tema “O ECA e o Direito Educacional”. As palestrantes foram Juliana Baratieri Valente, mestre e doutoranda em Educação, e Karina Vieira de Sales, pedagoga e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Educação, Diversidade e Inclusão Social, Educação Profissional e Tecnológica. Ambas atuam no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).

No segundo dia o tema debatido foi “Possibilidades de atuação do intérprete de Libras Educacional”. As palestras foram ministradas por Eliete Guimarães Vasques, graduada em Pedagogia e Letras, pós-graduada em Educação Inclusiva para Surdos; Luciamara dos Santos e Silva, graduada em Português/Literatura, pós-graduada em Libras; e Priscila Kelly de Oliveira, licenciada em Letras e pós-graduada em Libras. A mediadora foi Andréa Oliveira Almeida, mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente, mestre e doutoranda em Educação. Já o último dia foi reservado às apresentações artísticas dos alunos.

Para Luiza Angélica, a Semana Acadêmica da Pedagogia foi muito produtiva e trouxe ótimas discussões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como sobre a atuação dos intérpretes de Libras na educação. “Na última noite tivemos as apresentações artísticas dos alunos da Pedagogia, com a participação do tecladista Célio Júnior e da pianista Ritta Mendonça. Também tivemos apresentações de dois alunos do curso de Nutrição. Foram três noites muito produtivas e os estudantes presentes se mostraram bem interessados e participativos. Quero aproveitar e agradecer a todos que contribuíram para o sucesso do evento, principalmente aos alunos do 8º período de Pedagogia, que organizaram e estiveram à frente do evento”, finalizou a coordenadora.