27/07/2019

A Prefeitura de Volta Redonda e o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) firmaram uma parceria para oferecer curso gratuito preparatório para a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A aula inaugural aconteceu na manhã de sábado, no campus Volta Redonda.

De acordo com o prefeito, a iniciativa dá continuidade às ações do 1º Mutirão do Emprego, realizado em Volta Redonda em comemoração ao Dia do Trabalhador, 1º de maio, na Ilha São João. Após análise dos resultados do evento, a equipe da prefeitura verificou que a baixa escolaridade dos candidatos era um dos motivos que impedia a inserção no mercado de trabalho. “Todo esforço para ampliar nossa capacitação é válido. Tudo que conquistei foi pelo estudo”, disse.

O pró-reitor Administrativo do UGB-FERP, Osvaldir Denadai, também deu as boas-vindas aos alunos do curso do Encceja. “É uma honra fazer essa parceria com a prefeitura para ampliar o nível de escolaridade e ajudar capacitar a mão de obra do nosso município para o mercado de trabalho”falou.

Ainda estavam na aula inaugural os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, e de Projetos Especiais e Convênios, Carlos Rosa; o assessor da prefeitura, Luiz Sérgio Lotus; além de Elisa Alcântara, que é pró-reitora de Assuntos Acadêmicos do UGB-FERP.

As 82 pessoas inscritas para participar das aulas chegaram pontualmente, às 8h, no Centro Universitário. Elas foram divididas em dois grupos, sendo que 18 farão a prova para conclusão do ensino fundamental e 64 para conseguir o diploma do ensino médio. As aulas serão sempre aos sábados (27/07, 03/08, 10/08 e 17/08), no UGB, campus Aterrado. Professores contratados pela instituição de ensino vão abordar disciplinas como língua portuguesa, matemática, ciências, artes, educação física e técnicas de redação.

Dayana Ramos, de matemática, e Fabiana Custódio, de linguagem, foram as duas professoras que abriram o curso. O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é voltado para estudantes que não concluíram os ensinos fundamental ou médio dentro da idade prevista. Podem fazer a prova de conclusão do ensino fundamental os maiores de 15 anos e para o ensino médio a idade mínima é 18 anos. A prova será realizada no dia 25 de agosto.