21/05/2021

A pandemia forçou diversos setores a se adequarem a uma nova realidade. Na área de educação não foi diferente e os professores precisaram se reinventar para manter um ensino de qualidade aos alunos na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Na área da Pedagogia, especificamente, os desafios foram enormes, mas os profissionais apostaram em um modelo que resultou em sucesso, como atesta a professora Marilane Confort, coordenadora de Educação EAD do UGB-FERP. “Temos vivenciado isso, com os professores desenvolvendo práticas pedagógicas inovadoras através das mídias, mostrando o docente como um profissional capaz de superar todos os desafios que lhes são impostos”, afirma.

Para ela, o momento atual tem exigido uma postura de proatividade frente ao mercado de trabalho. “A permanente qualificação sempre foi e agora, mais do que nunca, tem sido o grande diferencial para quem almeja permanecer ou buscar outros caminhos no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo”, salienta Marilane, ao explicar as principais diferenças

em se trabalhar com Pedagogia nos modelos presencial e EAD.

“Tanto o modelo proposto pelo ensino presencial quanto o EAD oferecidos pelo UGB são de excelência. O diferencial está no público alvo de cada modelo. Geralmente, quem opta pelo curso na modalidade EAD é um público que tem a necessidade de estudar em um horário mais flexível, o que é contemplado no EAD”, reforça.

Segundo a coordenadora, outras vantagens dos cursos EAD é que eles permitem que o aluno possa se qualificar, sem a necessidade de estar presente na Instituição, já que pode estudar em qualquer lugar, em qualquer horário, bastando ter um aparelho conectado à internet. “Exige autonomia e organização. E a Pedagogia também rompe com a concepção da necessidade obrigatoriamente presencial. A pandemia intensificou ainda mais essa concepção, pois mostrou a relevância da inserção midiática nos ambientes escolares”, explica.

Sobre o mercado de trabalho, Marilane destaca o grande leque de opções o profissional tem no mercado de trabalho e as possibilidades de crescimento na área. “O campo da Pedagogia é muito amplo, pois o pedagogo é apto a trabalhar como docente da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio (modalidade Normal), além de atuar como pedagogo em toda a Educação Básica e em espaços não escolares. Vale lembrar que hoje, de acordo com as Diretrizes do Curso de Pedagogia, o pedagogo rompe os muros da escola e se insere em outros ambientes não escolares”, ressalta.