17/05/2021

O Sul Fluminense é conhecido por abrigar um grande número de empresas. Localizada no eixo Rio-São Paulo, a região oferece oportunidades de trabalho para profissionais de diversas áreas. E uma delas vez ganhando destaque, que é a área de Logística. Segundo Márcio Eleutério, diretor do Polo de EAD (Educação a Distância) do UGB-FERP em Itatiaia, por ser uma das carreiras mais promissoras do mercado e devido ao rápido crescimento do parque industrial brasileiro, os profissionais encontram excelentes oportunidades para oferecer sua mão de obra qualificada e experiente. Isso acontece porque é preciso contar com uma sólida formação, que capacite a pessoa a pensar em soluções, a planejar, organizar, dirigir e a controlar todas as atividades relacionadas à parte logística.

Para Márcio, um dos pontos fortes da logística é que, mesmo após a crise econômica, o mercado de e-commerce no Brasil vem crescendo e o país se consolida como um dos mais desenvolvidos em relação ao comércio eletrônico mundial, ocupando a 10ª posição do ranking, de acordo com a Business. “Por isso, é importante entender que nossa região abriga várias indústrias e empresas do setor logística, o que é ótimo para quem estiver preparado para ingressar neste mercado”, ensina.

         Outro atrativo, segundo Mário, é que o mercado está se organizando após um período de adequação perante uma pandemia mundial, porém um fator importante é a logística aplicada neste processo. “Estamos num local estratégico, que influencia e muito a vinda de empresas para esta região, fora a questão das indústrias estarem apostando na retomada da economia e já fazendo uma série de contratações, como foi o caso mais recente da Volkswagem Caminhões”, reforça.

         Com um número significativo de empresas instaladas no Sul Fluminense, Márcio acrescenta que esse é um mercado promissor para quem trabalha com logística. “Temos hoje em nossa região um grande polo industrial com grandes empresas e também possuímos o primeiro polo intermodal do estado do Rio de Janeiro. As indústrias estão se organizando para atender a demanda represada devido à crise destes últimos anos. Temos um grande exemplo que foi a Volks Caminhões, que reativou o seu segundo turno, contratando várias pessoas. Teremos a inauguração de uma loja de departamento em Resende, o que com certeza vai impulsionar ainda mais as questões logísticas da região”, ressalta.

Márcio explica que um profissional de logística desempenha diversas funções dentro de uma empresa, como por exemplo, sendo responsável por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa e pela organização operacional, além de administrar o estoque, controlar o armazenamento, cuidar da compra de suprimentos necessários, planejar a movimentação interna, gerenciar a distribuição entre fábricas, centros e varejo, bem como é encarregado pelo transporte e entrega dos produtos.

“Ele trabalha em áreas da empresa como almoxarifado, recebimento, planejamento e controle da produção, compras, entre outros, sempre de forma integrada. Além disso, o profissional de logística faz planejamento estratégico, para que a empresa funcione da melhor forma possível, visando sempre a agilidade, rapidez, otimização dos processos e o menor custo possível. Esse profissional também se comunica com fornecedores, clientes e os demais departamentos de uma empresa, sempre informando sobre prazos, necessidades de compras e outras questões que interferem na logística de uma empresa. Para melhor gestão e controle de estoque e operações, o profissional de logística opera sistemas eletrônicos e aplica técnicas de armazenagem, como kanban”, finalizou Márcio.