29/05/2020

Já se passaram mais de sessenta dias da decretação de isolamento e muitos setores tiveram que se adequar para atender ao seu público. E, com o UGB-FERP, não foi diferente. Pensando nisso, inicialmente foi montada uma estratégia para 30 dias, com a implantação do “Projeto Ensino Remoto Emergencial”, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Acadêmicos. O objetivo era, mesmo diante do problema causado pela pandemia, não prejudicar o ensino.

“Nossa ideia foi criar mecanismos para atender aos alunos. Sendo assim, nossa primeira ação foi criar plataformas no NEAD (Núcleo de Ensino a Distância) com plano de aula e vídeos com o conteúdo estabelecido pelo professor, texto base, tarefa de fixação, com aula on-line no mesmo horário da aula presencial”, explicou a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara.

Com a parte teórica resolvida, um questionamento recorrente por parte dos alunos foi como ficariam as aulas práticas e horas de estágios. “Quanto a isso, os alunos podem ficar tranquilos. O que não foi possível fazer nesse primeiro semestre, pode ser compensado no semestre seguinte. Isso ficará a cargo de cada curso. Os alunos não serão prejudicados”, esclarece.

Passados dois meses, Elisa faz uma avaliação do atual quadro da instituição. “A avaliação que fazemos é que no início tivemos um pouco de dificuldades, mas conseguimos atingir nosso objetivo e amadurecemos muito. Fizemos os ajustes necessários e hoje estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com as aulas e o trabalho dos professores. Tudo está transcorrendo dentro de normalidade”, frisa a pró-reitora.

Agora, segundo Elisa, a expectativa é que, a pandemia ficando sob controle, que seja possível o retorno das aulas presenciais. “Seria o melhor para todos. Tão logo as autoridades de saúde permitam, já temos um protocolo de segurança para o retorno seguro para alunos e professores, dentro das regras, para voltarmos com a nossa rotina normal na instituição”.