07/05/2019

O pró-reitor Administrativo, Osvaldir Denadai, e a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, participaram na última terça-feira, dia 7, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), da apresentação das principais ações do Eixo Educação do Grupo Líder Vale do Médio Paraíba, idealizado pelo Sebrae. O grupo é formado por educadores voluntários da região, que visam a melhoria da educação básica nos 12 municípios abrangidos pelo projeto. O evento contou ainda com a presença de representantes das Secretarias de Educação das prefeituras envolvidas, além de membros das Regionais do Médio Paraíba e do Centro Sul da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Um dos lançamentos foi o Observatório de Educação do Médio Paraíba, que consiste em uma plataforma em que educadores da região poderão compartilhar experiências educativas, apresentar suas necessidades e obter orientações pela grande rede de contatos que se constituirá o observatório.

A segunda proposta foi o Curso de Capacitação dos Gestores Educacionais da Rede Pública. Nesta etapa, os gestores de escolas públicas da região terão gratuitamente um curso de atualização em gestão educacional com vistas a profissionalizar a gestão das escolas e assegurar melhor qualidade de ensino. O curso será custeado por um consórcio formado pelas seguintes instituições de ensino superior: Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) e Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).

Uma das representantes da Secretaria Estadual de Educação, Tânia Regina Borges parabenizou a iniciativa. “Achei bastante animador, principalmente pelas duas propostas, o observatório e o curso. Isso irá contribuir muito para melhorar a qualidade do ensino em nossa região”. “Acho fantástica essa iniciativa, pois aproxima a educação superior dos municípios. É uma oportunidade ímpar poder participar desse projeto. Com essa iniciativa, com certeza teremos uma região cada vez mais forte”, completou Sandra Simões, secretário de Educação de Piraí.

Elisa Alcantara, pró-reitora do UGB, acredita que “a parceria com a sociedade civil trará muitos benefícios para a educação da região” e o coordenador do Eixo Educação e também pró-reitor Administrativo do UGB, Osvaldir Denadai, defendeu que “a educação básica na região precisa de muita atenção para melhorarmos nossos índices e garantirmos a todos um ensino de qualidade”.

O GRUPO - O Grupo Líder Vale do Médio Paraíba, formado por importantes lideranças da região, sob a iniciativa do SEBRAE, tem se dedicado a pensar os problemas regionais com vistas a possíveis soluções planejadas pela sociedade civil. A ideia defendida é de que a participação de todos pode trazer grandes resultados para a região e consequentemente para o país. O grupo se dedica a quatro eixos principais: Educação, Tecnologia, Turismo, Mobilidade e Logística.