07/02/2022

O curso de extensão promovido pela Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), com o tema “Morte e Luto no Contexto Hospitalar e da Saúde”, foi encerrado no último sábado, dia 5, superando as expectativas. Esse foi o primeiro curso de Psicologia ofertado pela instituição e teve como objetivo apresentar aos alunos os principais conceitos relacionados ao processo de morte e morrer, educação para a morte e luto na área da saúde. Além de ter abordado também outros temas relacionados à morte, como comunicação de más notícias, suicídio, cuidados paliativos e bioética.

Professor do curso, Vitor Mesquita afirmou que a receptividade dos alunos foi a melhor possível. “A experiência foi muito interessante e a turma participou bastante das aulas, discutindo os casos apresentados e desmitificando o tema que ainda é considerado um tabu na sociedade. Quem participou conseguiu mudar a percepção que tinha sobre o assunto”, assegurou.

Na avaliação do professor, os resultados projetados foram alcançados. “Minha avaliação é de que conseguimos alcançar nossos objetivos ao abordar temas tão complexos de uma forma leve, sem provocar sofrimento para quem assistia às aulas e pôde participar muitas vezes até expondo questões pessoais referentes ao tema”, frisou Vitor.

Com o sucesso do curso, o professor está otimista para um novo encontro. “Acredito que sim. É importante frisar que o curso não é destinado apenas a estudantes e profissionais da Psicologia, mas sim a todos os profissionais das diferentes áreas da saúde, sejam eles formados ou ainda em formação”, salientou Vitor.

“Esse curso de extensão foi um sucesso e fundamental para começarmos a criar no curso de Psicologia o interesse dos estudantes em buscar aprofundamentos em temas da graduação ou ainda conhecer novos assuntos, sempre com o objetivo de aprimorar sua formação. Será o primeiro de muitos que lançaremos”, destacou a coordenadora do curso de Psicologia, professora Elizabeth  Soares.