14/06/2023

O professor Anderson de Oliveira Ribeiro, coordenador do curso de Engenharia de Produção do UGB-FERP, está desempenhando um papel fundamental na delimitação da área de pesquisa da Indústria 4.0. Sua expertise e contribuições vão além do seu envolvimento no grupo de pesquisas em economia circular da UERJ-FAT, pois ele também é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda.

Recentemente, o artigo do professor Ribeiro, intitulado "A bibliometric analysis of the relationship between Digital Twins and Health Management: Based on the Web of Science (WoS) platform", recebeu reconhecimento significativo. Esse trabalho foi citado em um estudo liderado por Qiuyuan Lei, da University of Science and Technology Beijing, e publicado no renomado periódico Sustainability Journal, com o título "Mapping the Themes Underlying the Literature on Cross-Listing of Shares—A Contemporary Corporate Strategy of Sustainable Growth".

Essa citação destaca a relevância das contribuições do professor Ribeiro para o campo da Indústria 4.0, especificamente em relação aos Digital Twins e Gerenciamento de Saúde. A utilização das orientações e metodologias do artigo em um trabalho posterior reforça a importância e a influência de suas pesquisas. O reconhecimento internacional de sua expertise continua a impulsionar avanços nessa área em constante evolução.

Diretor do Instituto de Tecnologia e Engenharia (ITE), Gustavo Paiva afirmou que o UGB-FERP tem o orgulho de contar com professores e professoras tão dedicados e influentes, cujas contribuições científicas impulsionam o avanço do conhecimento na área de Engenharia de Produção e Indústria 4.0. “A atuação de Anderson de Oliveira Ribeiro é um exemplo inspirador para estudantes, colegas e pesquisadores interessados nesse campo em rápida expansão”, ressaltou Paiva.