23/06/2023

Na noite desta quinta-feira, dia 22, em Flagstaff, Arizona, nos Estados Unidos, durante a Conferência Asteroids, Comets, Meteors (ACM), o principal encontro internacional de cientistas que estudam asteroides, cometas e meteoros, o professor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), Anderson de Oliveira Ribeiro, doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional, foi homenageado por sua contribuição acadêmica.

A comissão WGSBN, que é um Grupo de Trabalho (WG) da União Astronômica Internacional (IAU) e responsável por atribuir nomes a planetas e cometas menores, aprovou a indicação do nome do professor para nomear o asteroide “1999 AP20”, que agora passa a se chamar (31412) Andersonribeiro. Segue a designação da comissão: “Anderson de Oliveira Ribeiro (b. 1979) is a Brazilian astronomer and professor at the Centro Universitário Geraldo Di Biase in Rio de Janeiro, Brazil. He is known for his results on the dynamics of the Atira asteroids and the taxonomy of Trojan asteroids from SDSS colors” [1]. O asteroide (31412) Andersonribeiro está orbitando o Sistema Solar entre Marte e Júpiter em uma região conhecida como Cinturão Principal de Asteroides, que está aproximadamente 322.048.998 milhões de quilômetros do Sol.

“É muito gratificante receber essa homenagem tão importante. Batizar um asteroide com seu próprio nome é um privilégio que ainda não seu descrever”, salientou Anderson.

Para o diretor do Instituto de Tecnologia e Engenharia (ITE), Gustavo Paiva, “ter em nosso corpo docente um profissional de tão alta qualificação é uma prova do nosso comprometimento com o ensino de qualidade”.

Para a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Dra. Elisa Alcantara, o UGB tem, por natureza, o apoio à pesquisa de seus docentes em seus projetos e é um orgulho quando algum destes professores recebe o reconhecimento internacional. “Este prêmio recebido pelo professor Anderson vem em um momento muito especial, onde nosso centro e cursos têm sido aprovados com as melhores notas pelo MEC", ressaltou Elisa.

ARTIGOS

Os trabalhos citados na homenagem são os artigos "Taxonomy of asteroid families among the Jupiter Trojans: comparison between spectroscopic data and the Sloan Digital Sky Survey colors" [2], que discute a taxonomia das famílias de asteroides localizadas nos Troianos de Júpiter. O estudo compara dados espectroscópicos com as cores obtidas pelo Sloan Digital Sky Survey (SDSS) para analisar e classificar esses asteroides.

O artigo "Dynamical study of the Atira group of asteroids" [3] investiga as características e propriedades dinâmicas do grupo de asteroides conhecido como grupo Atira, composto por asteroides que têm órbitas internas à órbita da Terra, ou seja, eles orbitam o Sol em uma trajetória que os leva mais perto do Sol do que a Terra. Os resultados do estudo contribuem para uma melhor compreensão da dinâmica e da origem dos asteroides do grupo Atira, bem como para o estudo mais amplo da evolução e dinâmica do Sistema Solar.

FICHA TÉCNICA

[1] Published on behalf of the International Astronomical Union (98-bis Blvd Arago, F-75014 Paris, France) by the WG Small Bodies Nomenclature. ISSN 2789-2603

[2] ROIG, F.; RIBEIRO, A. O.; GIL-HUTTON, R. Taxonomy of asteroid families among the Jupiter Trojans: comparison between spectroscopic data and the Sloan Digital Sky Survey colors. Astronomy & Astrophysics, v. 483, n. 3, p. 911-931, 2008.

[3] RIBEIRO, A. O. et al. Dynamical study of the Atira group of asteroids. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 458, n. 4, p. 4471-4476, 2016.