14/04/2022

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) teve três trabalhos publicados em periódicos internacionais. Os autores são o professor Marcelo Gonçalves e o aluno Sebastião Calixto, do 8º período do curso de Engenharia Civil do campus Nova Iguaçu, juntamente com um grupo de pesquisa da COPPE/UFRJ.

De acordo com Marcelo, o objetivo do trabalho é estudar o concreto utilizando radiação gama. A atividade é realizada no laboratório de instrumentação nuclear da UFRJ, onde irradiam o concreto e analisam as amostras. “Esse trabalho é em conjunto com o aluno da UFRJ, o Luan, e tem gerado muita publicação. No ano passado foi apresentado no modelo remoto no INAC, que é uma Conferência Internacional Nuclear do Atlântico e reúne profissionais do mundo todo para discutir pesquisas e inovações tecnológicas na área nuclear”, explica o professor, que completa:

“Apresentamos para diversas revistas, como o ISRP, que é um Simpósio Internacional de Física das Radiações, que também publicou um livro com nosso trabalho, em dezembro do ano passado. Esse livro foi publicado na Malásia e foi muito bem avaliado. Outros dois trabalhos foram publicados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA)”, afirma.

Para Marcelo, que ministra aula de física nos cursos de Engenharia Mecânica e Civil, a publicação dos trabalhos em periódicos internacionais é reflexo de muita dedicação e estudo. “Mostrar o quão o trabalho está sendo bem feito. Se não tivesse um cunho científico, certamente não teria espaço para essas publicações. É uma área que a gente não vê muita pesquisa atuando e essa inovação a gente consegue verificar umas novas potencialidades do concreto. E está sendo muito bem vista pela academia”, encerra o professor.

Quer saber mais? Acesse https://crm.wifire.me/engenharia

Legenda da foto: O professor Marcelo Gonçalves e o aluno Sebastião Calixto no laboratório do campus Nova Iguaçu.