13/04/2022

A professora Renata Fortini, do curso de Arquitetura e Urbanismo, participou na noite da última segunda-feira, dia 11, de mais um evento em parceria com o Movimento Ética na Política (MEP). Durante uma aula expositiva para alunos do pré-vestibular cidadão, ministrada na base do MEP no bairro Retiro, em Volta Redonda, Renata abordou o tema “Rios e Cidades: um elo perdido?”.

A atividade faz parte de um cronograma elaborado em março, que prevê vários encontros, cujo objetivo é desenvolver projetos que se vinculem aos preceitos de sustentabilidade econômica, social e ambiental na cidade de Volta Redonda. A ação faz parte da disciplina de PEC (Projeto de Extensão à Comunidade).

Para Renata Fortini, a aula expositiva foi bastante proveitosa. “Serviu para a transposição de conteúdos e a conexão com a comunidade externa ao UGB. A ida até a comunidade faz o projeto ganhar vida e voz, além de gerar indagações e respostas que possam vir a contribuir com a ideia de pertencimento a Volta Redonda e seu principal recurso hídrico, o rio Paraíba do Sul. Muitos questionamentos por parte dos alunos do pré-vestibular mostraram o interesse pelo projeto. Seguimos muito animados”, afirma a professora.

Ao todo estão projetadas seis reuniões, que culminarão, no dia 08 de junho, com um seminário na Semana do Meio Ambiente. A apresentação ocorrerá no Auditório Sylvio Shaad, no campus Volta Redonda, no Aterrado, e será aberta a todo público externo à comunidade acadêmica.