09/08/2018

A imagem da África ainda é divulgada com muitos estereótipos. Reflexo do período de colonização, o que legitima todo o apagamento histórico e violências do cotidiano, chegando aos genocídios físicos e epistêmicos vigentes. Os estudos africanos na atualidade reconstroem essa imagem negligenciada dos corpos e pensamento africano, reintegrando os negros nas suas potencialidades históricas.

Esse foi o percurso trilhado no programa Ciência & Letras, do Canal Saúde/Fiocruz, exibido em julho, que teve como uma das convidadas a doutora em Literaturas Africanas Aza Njeri, professora do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), no campus Nova Iguaçu. Durante a entrevista foram abordados dois temas: o primeiro foi sobre "Estudos africanos - filosofia, literatura, cultura, história”, e o segundo, “Mulherismo Africana”.

Aza Njeri diz que foi convidada pelo apresentador do programa, Renato Farias, após ele ouvir uma fala dela num evento sobre teatro negro. “Recebi com alegria o convite para participar do programa, pois foi uma oportunidade de abordar temas que fazem parte da minha pesquisa de pós-doutourado em Filosofia Africana/UFRJ. Foi excelente”, afirmou a professora.

A entrevista completa pode ser assistida no canal da Fiocruz, no link    http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=estudos-africanos-cel-0436