15/11/2023

No último dia 11 de novembro, no auditório da Biblioteca Pública Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, foi realizado o II Seminário da Memória, organizado pelos participantes do Projeto de Iniciação Científica "Ensaios da Memória: Volta Redonda em registros e debates", orientado pela professora Andréa Auad e pelo professor Lincoln Botelho. Os organizadores do seminário tinham como objetivo recolher depoimentos e reflexões sobre a Memória Urbana de Volta Redonda, presente nas mais diversificadas linguagens e atores sociais.

O seminário foi composto por duas mesas redondas, com os temas “Produção Arquitetônica” e “Cultura Industrial”, refletindo sob o impacto de ambos sobre os moradores da cidade a cada tempo.

Participaram desta segunda edição os convidados da Mesa Produção Arquitetônica Paulo Gustavo Pereira Bastos, Roberto Pimenta da Cruz e Sérgio Fernandez, Já a mesa sobre a Cultura Industrial contou com a participação de Raphael Lima, Carlos Henrique Costa (Carlito) e Leonardo Ângelo. Ambas as mesas foram abertas com uma projeção de curtas metragens sobre a cidade, produzidos e dirigidos por Pablo Bedê e Thompson Climaco.

Os resultados do I e II Seminários da Memória estão sendo sistematizados e serão disponibilizados no site da Plataforma Memória Viva VR (www.memoriavivavr@ugb.edu.br).

O II Seminário da Memória contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Volta Redonda, que recebeu os participantes com toda atenção no auditorio da Biblioteca Pública Raul de Leoni.