19/01/2021

         O projeto de uma equipe do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) foi premiado na segunda edição do programa Inova-san, da montadora Nissan. Em evento virtual realizado na manhã desta segunda-feira, dia 18, uma banca de jurados reconheceu os melhores projetos em cada uma das temáticas do programa em 2020: Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Saúde. O UGB-FERP venceu na categoria Meio Ambiente, com a equipe Aang Company, que desenvolveu uma turbina eólica de eixo vertical para ser utilizada em áreas urbanas. Na primeira edição o UGB-FERP há havia ficado em primeiro lugar na categoria Mobilidade Inteligente.

Criado em 2019 pelo Instituto Nissan em parceria com a Rio Sul Valley, comunidade local de inovação, o Inova-san surgiu como um programa de educação empreendedora e inovação aberta que incentiva o desenvolvimento de soluções para problemas reais das cidades localizadas nos arredores do Complexo Industrial da Nissan em Resende. A iniciativa é voltada para alunos de universidades e escolas técnicas da região

Por conta da pandemia do Covid-19, a edição 2020 do Inova-san foi 100% online e contou com a inscrição de 545 estudantes, 250 projetos, 21 equipes, 19 instituições de ensino em 18 cidades da região. Foram realizados 70 encontros virtuais, 150 mentorias, com a produção de 439 horas de conteúdo online.

A equipe Aang Company foi composta por Pedro Machado, Mirian, Lucas Reis, Mônica Dias e o professor orientador João Hoppe, que também é coordenador do curso de Engenharia Mecânica do UGB-FERP. “Feliz demais pelo resultado. Quero parabenizar os alunos, que se empenharam ao máximo. Um prêmio desse porte é motivo de orgulho para nós, professores, e para a nossa instituição. Mostra que os alunos estão no caminho certo, se destacando e realizando grandes trabalhos fora da instituição”, afirmou Hoppe.   

Pró-reitora de Assuntos Acadêmicos do UGB-FERP, Elisa Alcantara parabenizou a equipe vencedora e a iniciativa da montadora. “A equipe está de parabéns pelo excelente trabalho realizado. Esse prêmio também tem um sabor especial para a nossa instituição, pois mostra o trabalho sério que é realizado pelo nosso corpo docente. É bom ver isso sendo refletido em ações de destaque fora do nosso Centro Universitário”, frisou Elisa.   

Os estudantes vencedores serão premiados com um curso de extensão em instituição renomada do mercado, orientações personalizadas com executivos, e mentorias técnicas com profissionais variados.