31/01/2022

O UGB-FERP, além de oferecer um ensino de qualidade aos alunos, tem também a tradição de realizar trabalhos junto à sociedade em que está inserido. E uma das ações é contribuir com o desenvolvimento de cidades como Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Valença e Pinheiral, apresentando projetos desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia Civil. Trata-se do PEC (Projetos de Extensão à Comunidade), uma disciplina estudada pelos alunos do décimo período.

Coordenador do curso no campus Volta Redonda, Éder Siqueira explica que o PEC é uma disciplina em que os alunos têm que elaborar um projeto como se fossem uma empresa para realização de uma obra. “Eles avaliam o local, levantam as medidas, elaboram o projeto, fazem o levantamento de quantitativo de materiais, equipamentos, mão de obra e elaboram o cronograma físico financeiro da mesma”, afirma.

Dentre os projetos apresentados estão o restauro de praças, para que as crianças e os mais velhos possam utilizar com segurança, coberturas de valões a céu aberto, reforma de terminais de pontos de ônibus, construção de muros de contenção, restauro de ruas com aplicação de bloquetes, restauro de áreas ou vias que alagam com novo sistema de drenagem, construção de posto de saúde, entre outros.

Segundo Éder, o principal objetivo, além das atividades em sala de aula, é contribuir para o desenvolvimento das cidades. “A ideia é apresentar os projetos nas prefeituras. Alguns conseguimos. O importante é que os alunos saem com uma experiência boa e prontos para entrar no mercado de trabalho já com certa experiência em projetos”, diz.

Quer saber mais? Acesse https://crm.wifire.me/conexaougb

Legenda da foto: Um dos projetos desenvolvidos pelos alunos foi a restauração de uma praça do bairro São Francisco, em Valença.