23/11/2021

A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX) realizou na noite desta terça-feira, dia 23, a premiação da XVI Jornada de Iniciação Científica (JORNIC 2021). Durante o evento, que aconteceu no Auditório Sylvio Shad, no campus Volta Redonda, foram entregues 26 menções honrosas, divididas por quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Tecnologias.

O evento foi aberto pela presidente da JORNIC, professora Lúcia Costa. Em seguida, o pró-reitor da PROPPEX, Dr. Francisco Sampaio, destacou a importância dessa atividade para a instituição e parabenizou a todos os participantes.

“Apesar das dificuldades enfrentadas por conta da pandemia, a professora Lúcia Costa fez um grande trabalho na organização. Me impressionou a quantidade de projetos inscritos. Não foi um período fácil. Mas gostaria de dar os parabéns aos orientadores, que mesmo com a redução de verba, conseguiram realizar um grande trabalho. Parabéns também aos professores, alunos e instituição, que souberam superar as adversidades e têm tocado os projetos de Iniciação Científica”, afirmou Dr. Sampaio.

Aluna do curso de História e uma das premiadas, Núbia Vitória Estevo Gonçalves afirmou que o recebimento de uma menção honrosa em uma jornada científica reforça ainda mais a validação e precisão de debates e pesquisas produzidos no âmbito acadêmico. “Ressoa, para nós, universitários, enquanto motivação para o aprimoramento de nosso profissionalismo e ainda como possibilidade de enxergar a vastidão de riquezas à disposição daqueles que não só vivem pelo saber, como lutam para a difusão deste”, ressaltou.

O evento contou ainda com a presença da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, do diretor do Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), Júlio Sobral, do diretor do Instituto de Tecnologia e Engenharia (ITE), Gustavo Paiva, e da diretora do Instituto de Educação e Desenvolvimento (IED), Conceição Panizzi.

Veja a lista completa dos vencedores no link http://www2.ugb.edu.br/arquivossite/SitePrincipal/pdfdoc/22112021_MencaoHonrosa_Jornic2021.pdf