28/05/2019

Nesta terça-feira, dia 28, o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (PROUATI) recebeu a presença ilustre do Sr. Francisco Conceição Leal, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Segunda Guerra Mundial. O evento contou com presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), Dr. Francisco Sampaio, e da assessora da PROPPEX, professora Lúcia Costa.

Na oportunidade, a filha de Leal, a professora Isalete Leal, juntamente com a professora Elen Vasconcelos, proferiu uma palestra sobre a participação do Brasil na guerra. Francisco Leal também contou ao público um pouco das suas experiências na campanha da Itália.

O evento contou com uma exposição de fotos e objetos utilizados pelos ex-combatentes na guerra. Estiverem presentes prestigiando a palestra alguns familiares de ex-combatentes e membros de grupos de preservação da memória da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, alguns  inclusive uniformizados com roupas semelhantes aquelas utilizadas pelos nossos soldados.