02/01/2024

O reitor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), Dr. Francisco Sampaio, tomou posse na Academia Nacional de Medicina da França, como Membre Associé Estrangeiro da Segunda Divisão (Cirurgia). A sessão solene foi realizada no último dia 19 de dezembro, em Paris.

Essa é a maior posição que um estrangeiro pode ocupar na ANM França. No momento, Dr. Sampaio é o único brasileiro na segunda divisão, onde sucede ao acadêmico Ivo Pitanguy.

Médico Urologista, Pesquisador 1-A do CNPq e Cientista da FAPERJ, Dr. Sampaio também foi presidente da Academia Nacional de Medicina por dois mandatos (2015-2017 e 2022-2023). Para ele, receber essa honraria de uma instituição tão importante como a ANM França é motivo de orgulho.

“Pessoalmente, é uma honra muito grande figurar numa instituição de grande renome. E, profissionalmente, é importante porque aproxima os pesquisadores brasileiros dos pesquisadores franceses”, frisou o médico.

No mês de novembro, Dr. Francisco Sampaio já havia sido destaque ao ser incluído na lista dos 2% dos cientistas mais influentes do mundo. A lista foi publicada pela Stanford University, nos Estados Unidos, uma das melhores universidades do Mundo. A eleição está em sua sexta edição e Dr. Sampaio figurou em todas elas.