08/08/2018

A comunidade acadêmica do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) recebeu uma grande notícia. A revista Episteme Transversalis, editada pela instituição, foi aprovada e já está integrada ao REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico), que é uma plataforma internacional de agregação de conteúdos científicos e acadêmicos em formato eletrônico, formada conjuntamente pela Agencia Estatal Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e Universia, a maior Rede de Universidades Iberoamericanas, cujo objetivo primordial é a “Difusión de la Ciencia Iberoamericana”. Atualmente, o REDIB conta com um módulo de revistas que se incorporaram já 2.268 revistas iberoamericanas de qualidade contrastada, o que se traduz em mais de 709.544 artigos disponíveis.

Os indexadores qualificam as revistas de artigos acadêmicos, fortalecendo e profissionalizando a edição científica pela internet. Antes de ser integrada ao REBID, a Episteme Transversalis já havia sido agregada ao “Diadorim”, “sumários.org”, “Livre” e até o “Google Acadêmico”.

Editora-chefe da publicação, a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcântara, comemorou essa importante conquista. Ela lembrou que a Episteme Transversalis nasceu do desejo do UGB-FERP de apoiar e investir em ações de pesquisa e produção de conhecimento em consonância com o seu lema, que é o “compromisso com a transformação social”.

“O objetivo principal é refletir sobre as questões de nosso tempo a partir de assuntos relacionados à ciência e tecnologia, legislação, meio ambiente, educação, práticas pedagógicas e metodologias de ensino. Sendo assim, começamos a colocar isso em prática e tivemos a felicidade de o REDIB encontrar a revista Episteme e reconhecer seu potencial, fazendo uma proposta para que a revista fosse indexada à plataforma deles. A Comissão editorial trabalhou em todas as melhorias apresentadas por eles e conseguiu ser aprovada/integrada”, explica Elisa, que acrescenta:

“Isso mostra que está valendo todo o trabalho e esforço de uma equipe e a certeza de que a instituição vem a cada dia ganhando mais maturidade científica”, completa.