24/07/2023

Volta Redonda sediou pela primeira vez, no início do mês de julho, um campeonato estadual de robótica. A competição teve 400 participantes (de 6 a 19 anos de idade) e 80 equipes, de 12 cidades do Rio de Janeiro, além de mais de 1,5 mil presentes. O evento comprovou a força do setor que já domina boa parte das empresas e o fascínio que exerce nos jovens, que enxergam nele uma grande oportunidade de ingresso num mercado de trabalho cada vez mais crescente.

Ao contrário do que muitas pessoas pensavam, a tecnologia inserida no mercado de trabalho está sendo positiva, gerando empregos em diversas e surpreendentes áreas.

De acordo com informações do Portal da Indústria, a robótica tem grande aplicação em diversas áreas desde a produção industrial, até atividades domésticas. Desde a Primeira Revolução Industrial, robôs e outros equipamentos são utilizados para aumentar a produtividade das empresas.

Mas, ao contrário do que pensam, a robótica não existe apenas para uso de grandes empresas. Tarefas cotidianas como limpar a casa, por exemplo, se tornaram menos exaustivas com a ajuda de novas tecnologias e dispositivos que realizam atividades automatizadas.

Ainda segundo o portal, a robótica educacional estimula competências fundamentais para o profissional 4.0, como espírito investigativo, trabalho em equipe, planejamento, cooperação, diálogo, pesquisa e tomada de decisões. Com foco na abordagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a robótica está fomentando novas gerações de engenheiros e pesquisadores que a indústria tanto precisa.

No UGB-FERP, os cursos de engenharias oferecem a oportunidade de o aluno conhecer melhor o assunto. Outro curso que aborda o tema com mais ênfase é o de Sistemas de Informações, onde alunos desenvolvem robôs durante as atividades em sala de aula.

• Com informações do Portal da Indústria.