22/09/2018

De 17 a 22 de setembro foi realizada no campus Volta Redonda a Semana de Reflexões Acadêmicas e Científicas do curso de Arquitetura e Urbanismo, que contou com a participação de alunos, professores e egressos. Durante o período foram realizadas oficinas, saraus e palestras. Como parte das comemorações do cinquentenário do curso, o ponto alto da programação foi no dia 18, quando aconteceu o evento “A Prata da Casa”, no Auditório Milton Carlos. O convidado deste ano foi o egresso do UGB-FERP Jeferson Roselo Mota Salazar. Ele tem um currículo de produção expressiva, tendo sido, inclusive, presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA). Atualmente, Jeferson ocupa o cargo de presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ).

A abertura do evento foi feita pela professora Andreá Auad. Em seguida, a professora Yone Ravaglia falou sobre sua trajetória na instituição, onde começou como aluna e hoje, 50 anos depois, é a atual coordenadora do curso.

O grande momento do evento foi a palestra de Jeferson. Observado por ex-professores e ex-diretores do curso, o egresso da turma de 1978 relembrou os grandes momentos vividos na instituição, quando o curso ainda era ministrado no campus de Barra do Piraí, e se disse emocionado com o convite para participar de um momento tão importante.

“Fiquei surpreso com o convite, confesso que não esperava. Por ser um momento tão importante, é motivo de muita emoção e felicidade estar aqui. Na verdade, essa homenagem não é só para mim, mas para todo um grupo de estudantes e professores que participou da construção dessa faculdade, que hoje é uma referência. Fico muito emocionado e gratificado por fazer parte dessa história”, afirmou Jeferson.