21/06/2024

O curso de Fonoaudiologia promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 21, um evento para comemorar os 10 anos da aprovação do Teste da Linguinha pelo Congresso Nacional, que passou a ser obrigatório em hospitais e maternidades (Lei 13.002, de 2014). A atividade, que aconteceu no Auditório Sylvio Shad, no campus Volta Redonda, contou com a participação de três palestrantes e reuniu profissionais e estudantes de áreas da saúde, como fonoaudiologia e enfermagem.

O evento começou com a apresentação do trabalho desenvolvido pelos alunos do 1º período na disciplina APTA, que abordaram o tema “Histórico do Teste da Linguinha”. Em seguida foi realizada a revisão de publicações desde a regulamentação do Teste da Linguinha, em 2014, com trabalhos apresentados pelas alunas Alexia Santos e Giovana Suhett.

Logo após, foi ministrada da Aula Magna com a fonoaudióloga Evelina Ribeiro Costa, que falou sobreo tema “Teste da Linguinha na atuação fonoaudiológica em hospitais e maternidades”. Logo após, a enfermeira Mirza Almeida falou sobre “Dificuldades na amamentação: danos para a mãe”. Fechando a grade de palestras foi abordado o tema “Dificuldades na amamentação: danos para o bebê”, com a nutricionista Ângela Souza, que também é professora no curso de Nutrição do UGB-FERP.

O evento fechou o primeiro período do novo curso de Fonoaudiologia e, segundo a coordenadora Priscila Felix, foi possível refletir sobre a aplicação prática dos conhecimentos que foram adquiridos. “Além disso, também vimos o comprometimento de todos os profissionais em promover a saúde e o bem-estar das crianças e famílias desde o nascimento. É muito rico perceber que a fonoaudiologia está presente em todas as fases da vida. Que possamos continuar trabalhando juntos para aprimorar nossas práticas e garantir que cada criança receba o cuidado necessário desde o início de sua jornada”, ressaltou Priscila.