11/01/2022

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) mais uma vez se consolida como uma das instituições que mais se destaca no Programa de Iniciação Científica (PIC), coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX). Prova disso é que em dezembro, no Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), organizado pela SEMESP, o trabalho, que teve como tema “Plataforma Memória Viva – Memória, História e Cultura Urbana de Volta Redonda”, ficou em oitavo lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas, em evento que contou com a participação de instituições de ensino superior de todo o Brasil. 

         O trabalho contou com a participação dos alunos Celeste dos Santos Vasconcelos, Egle Aparecida Nogueira, Gabriela Souza de Oliveira, Ianca Camargo Thouin de Souza, Jean Victor de Oliveira Campos, Maria Clara da Conceição Castilho, Pedro Henrique Ferreira Alves e Filipe Rodrigues. Os orientadores foram os professores Andréa Auad e Lincoln Botelho. 

         Dando continuidade à premiação, no dia 15 dezembro foi lançado o website da Plataforma Digital Memória Viva VR. Coordenadora do PIC, a professora Lúcia Costa destacou a importância da premiação, resultado de um trabalho sério e focado na área de pesquisa. 

“A pandemia conferiu à ciência o papel de protagonista na busca de soluções. Alterou a rotina do planeta e principalmente a dos alunos. Apesar da condição de distanciamento social, a iniciação científica está sendo enriquecedora para o processo de aprendizagem. Estimular o conhecimento pela Iniciação Científica nessa crise resultou em mais maturidade de discussões e participação. Continuamos em 2022”, ressaltou a professora Lúcia.

Legenda da foto: Professora orientadora Andréa Auad e alunos que participaram do trabalho