16/02/2023

A proposta da economia circular é manter em circulação o valor dos recursos extraídos e produzidos por meio de cadeias produtivas integradas. Em vez de encarar o destino de um material como uma questão de gerenciamento de resíduos, ele se torna parte do processo de design de produtos e sistemas. A economia do Sul Fluminense é diversificada e baseia-se, principalmente, na indústria, na agricultura e no turismo. A região abriga importantes empresas, como a Volkswagen e a Nissan, além de diversas indústrias metalúrgicas e siderúrgicas.

A economia circular é importante para o Sul Fluminense, assim como para qualquer região, pois busca promover a sustentabilidade ambiental e econômica. No caso específico do Sul Fluminense, essa abordagem pode trazer benefícios significativos para a região, especialmente devido à sua base industrial e agrícola.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos em Economia Circular do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), doutor Anderson de Oliveira Ribeiro, adoção de práticas de economia circular pode ajudar a reduzir a geração de resíduos e a poluição, ao mesmo tempo em que estimula a eficiência e a inovação na produção. “Através da reutilização, reparação e reciclagem de materiais, é possível reduzir a dependência de matérias-primas virgens, o que pode trazer benefícios econômicos significativos para a região”, explica.

Além disso, a economia circular pode criar oportunidades de negócios e empregos para a região. Ao promover a reutilização e o reparo de produtos, podem surgir novos serviços de manutenção e reparação, por exemplo. Da mesma forma, a reciclagem de materiais pode criar oportunidades para empresas de coleta e processamento de resíduos. Os resultados logrados pelo Núcleo de Estudos em Economia Circular abarcaram a divulgação e ensino, a amplificação conceitual e averiguação empírica de âmbito regional.

Trabalhos de Conclusão

No ensino e divulgação foram produzidos dois trabalhos de conclusão de curso: “Reverse – Aplicativo de Reciclagem e Sustentabilidade de Resíduos Sólidos Através da Logística Reversa e Economia Circular”, orientado pelo mestre professor Ronildo Oliveira, e “Implementação e Associação da Economia Circular na Gestão de Resíduos Sólidos em Resende: Estudo de Práticas do Munícipio Buscando a Integração Entre Processos de Coleta Seletiva e Circularidade”, orientado pelo doutor Anderson de Oliveira Ribeiro. Este último também contribuiu para a averiguação empírica de práticas da economia circular no município de Resende.

O mestre Wilton Rogério Rozário apresentou no XI Simpósio de Pesquisas e Práticas Docentes uma abordagem ativa de ensino de Economia Circular no curso de Engenharia de Produção: “Introdução dos Princípios e Fundamentos da Economia Circular na Disciplina de Processos Industriais e de Fabricação”. Segundo o professor, “a aceitação da economia circular pelos alunos e alunas depende do contexto econômico e social, se está trabalhando em uma empresa ou não. De maneira geral, há uma crescente conscientização sobre a necessidade de adotar este novo modelo”.

A principal contribuição para a amplificação conceitual se deu no artigo “ANALYSIS OF THE INTEGRATION OF INDUSTRY 4.0 AND CIRCULAR ECONOMY TO CONSOLIDATE THE CONCEPT OF REMANUFACTURING 4.0: A BIBLIOMETRIC STUDY”, que conta com a coautoria do doutor Anderson de Oliveira Riberio. No trabalho, expõe-se o processo de construção do conceito de Remanufatura 4.0, bem como se identificam as principais perspectivas em tal campo de estudo.

“O UGB-FERP tem se destacado como um centro de referência na pesquisa e ensino de economia circular na região Sul Fluminense. Através de um compromisso sólido com a sustentabilidade, o UGB-FERP tem se esforçado para promover uma abordagem holística na busca por soluções para os desafios socioambientais do mundo atual e buscando através de seus conteúdos e práticas estabelecer uma forte conexão com a sociedade 5.0”, ressaltou Anderson.

BALANÇO DOS RESULTADOS:

- ANALYSIS OF THE INTEGRATION OF INDUSTRY 4.0 AND CIRCULAR ECONOMY TO CONSOLIDATE THE CONCEPT OF REMANUFACTURING 4.0: A BIBLIOMETRIC STUDY (ANDERSON DE O. RIBEIRO ET AL.)

DOIS TCC:

- REVERSE – APLICATIVO DE RECICLAGEM E SUSTENTABILIDADE DE RESÍDUOS SÓLIDOS ATRAVÉS DA LOGÍSTICA REVERSA E ECONOMIA CIRCULAR. (ORIENTEDOR: RONILDO OLIVEIRA)

- IMPLEMENTAÇÃO E ASSOCIAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM RESENDE: ESTUDO DE PRÁTICAS DO MUNÍCIPIO BUSCANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE PROCESSOS DE COLETA SELETIVA E CIRCULARIDADE. (ORIENTEDOR:ANDERSON DE O. RIBEIRO)

TRÊS TRABALHOS XI SIMPÓSIO DE PESQUISAS E PRÁTICAS DOCENTES:

- ECONOMIA CIRCULAR–E–PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: AONDE PRECISAMOS CHEGAR? (ANDERSON DE O. RIBEIRO E LAURO LEONCIO W PEIXOTO)

- INTRODUÇÃO DOS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA ECONOMIA CIRCULAR NA DISCIPLINA DE PROCESSOS INDUSTRIAIS E DE FABRICAÇÃO (WILTON ROGÉRIO ROZÁRIO)

- IMPLEMENTAÇÃO E ASSOCIAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM RESENDE: ESTUDO DE PRÁTICAS DO MUNÍCIPIO BUSCANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE PROCESSOS DE COLETA SELETIVA E CIRCULARIDADE. (RAIANE TEODORO DA SILVA, ANDERSON DE O. RIBEIRO)

PALESTRA:

-  INOVAÇÃO, ECONOMIA CIRCULAR E ENSINO - VÍRGULA - HUB DE INOVAÇÃO (ANDERSON DE O. RIBEIRO)