18/11/2021

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) consolidou uma parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para a execução do projeto UERJ Circular, que tem como missão fomentar e disseminar a cultura para uma economia circular, promovendo a responsabilidade ambiental, econômica e social para a geração atual e as futuras gerações.

No Brasil, e em particular no Sul fluminense, estão estabelecidos muitos centros científicos de excelência, um mercado consumidor pujante e uma base industrial grande e diversificada. Esse panorama é atrativo para a economia circular. Esta transformação permitirá o desenvolvimento econômico, tendo em vista o melhor uso de recursos naturais por meio de novas oportunidades de negócios e da otimização na fabricação de produtos.

A parceria foi destacada pelo coordenador do projeto UERJ Circular, Francisco Santos Sabbadini. “A parceria com o UGB-FERP, para nós, é importante porque vem diretamente ao encontro de uma ação colaborativa de promover uma mentalidade voltada para a circularidade e para o desenvolvimento regional sustentável, e as instituições de ensino são fundamentais nesse processo. Por meio deste projeto, a UERJ e o UGB cumprem seus papéis de levar para a sociedade o conhecimento gerado na universidade e promover a integração científica da região do Sul Fluminense”, frisou.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos em Economia Circular do UGB-FERP, Anderson de Oliveira Ribeiro, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada em 2010, que segue uma orientação mundial, o mercado está se transformando e a produção zero de resíduos é um caminho natural e irreversível para a sociedade. “Nesta primeira etapa da parceria será realizado um conjunto de workshops para a capacitação conceitual, elaboração de planos e ferramentas para a implementação da economia circular em nossa prática docente e produção científica com o foco no desenvolvimento da região”, afirmou Anderson.

Segundo o professor Marcus Vinícius Barbosa, coordenador do curso de administração EAD do UGB-FERP, a importância da Economia Circular para a Administração é fundamental. “Entendo que os tempos atuais são apontados como sendo de colapso e desperdícios ambientais. Assim, o conceito da economia circular torna-se necessário para que, além de custos, os processos tenham um real olhar para a redução, reutilização, restauração e regeneração. Considerando o ritmo de consumo da humanidade, estamos a cada ano que passa extrapolando os recursos da terra em tempo muito inferior, o que destaca que o modelo econômico existente não atende e não se sustentará por muito tempo. Assim, o gestor tem que ter um novo olhar sobre as relações de consumo, não por ser politicamente correto, mas por ser extremamente necessário”, explica Marcus.

Para o diretor do Instituto de Tecnologia e Engenharia, Gustavo de Paiva Silva, o laboratório será uma plataforma de geração de conhecimento e cultura circular. “Em alinhamento com a economia circular, o curso de Engenharia de Produção do UGB-FERP está desenvolvendo o Laboratório de Economia Circular e Designer de Produto. Este laboratório tem como objetivo, a partir do designer de produtos, introduzir a cultura da economia circular na região do Sul Fluminense. A busca por intervenções no ecossistema tem o foco no desenvolvimento de produtos/processos que usem menos elementos tóxicos para sua fabricação, maximizar o uso de energia renovável e aumento da vida útil”, ressaltou Gustavo.