22/11/2017

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX) realizou na noite de terça-feira, dia 21, a premiação da XII Jornada de Iniciação Científica (JORNIC), que este ano teve como tema “A Ciência e a Tecnologia a Serviço do Bem Comum”. O evento foi realizado no Auditório I, no campus Volta Redonda. Foram entregues o certificado de Menção Honrosa e o Prêmio Reconhecimento Científico Geraldo Di Biase.

Ao todo foram apresentados 209 trabalhos, inclusive de outras instituições de ensino, com 191 aprovados. A Menção Honrosa foi entregue a 26 trabalhos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Engenharias e Tecnologias, Ciências Sociais Aplicadas e II Fórum de Pós-Graduação. Além do UGB-FERP, foram premiados trabalhos da Universidade Severino Sombra (USS-Vassouras), Universidade Federal Fluminense (UFF-Volta Redonda) e UNITAU (Universidade de Taubaté-SP).

O Prêmio Reconhecimento Científico Geraldo Di Biase ficou com os alunos do UGB-FERP Júlio Santos Amarante, Alexandre do Carmo Ramos Junior, Ricardo Leal da Costa e Guilherme Inácio Santana, do curso de Engenharia Civil do campus Nova Iguaçu. Eles foram orientados pelo professor David Santos e o tema do trabalho apresentado foi “Análise do desempenho do concreto armado por peças de bambus nos ensaios de compressão”. Além do certificado, eles receberam o prêmio de R$ 1.200,00 em dinheiro.

Júlio Santos falou da importância do prêmio para toda a equipe. “É uma coisa muito boa. Não é uma obrigação, mas procuramos fazer com boa vontade. O professor confiou na gente e demos o melhor. Estamos muito felizes, pois esse prêmio é um reconhecimento de todo o esforço que tivemos”, afirmou o acadêmico.

O evento contou com a participação do pró-reitor Administrativo, Osvaldir Denadai, da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dr, Francisco Sampaio, da coordenadora da JORNIC, professora Lúcia Costa, e do reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho.

CONIC

Após a JORNIC, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX) tem mais uma agenda importante pela frente esta semana. No sábado, dia 25, o UGB-FERP participará do 18º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), promovido pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP). O evento será realizado no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UNIÍTALO), em Santo Amaro (SP).

O UGB-FERP levará 27 alunos, representando as seguintes áreas: Ciências Biológicas e Saúde (4), Ciências Humanas e Sociais (8), Ciências Sociais Aplicadas (2) e Engenharias e Arquitetura (13). A instituição participa do CONIC/SEMESP desde 2008.