14/11/2018

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), realizou na noite desta terça-feira, dia 13, no Auditório 1, no campus Volta Redonda, a premiação da XIII Jornada de Iniciação Científica (JORNIC). O evento foi presidido pelo pró-reitor da PROPPEX, Dr. Francisco Sampaio, e pela presidente da JORNIC, professora Lúcia Costa, e contou com a presença da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, do pró-reitor Administrativo, Osvaldir Denadai, da diretora do Instituto Superior de Educação (ISE), Conceição Panizzi, dos coordenadores de curso, professores João Hoppe, Paulo Célio Soares e Elizabeth Nascimento. Prestigiaram também a solenidade alunos e professores das instituições UFF, Universidade de Vassouras e FAA, agraciados com Menção Honrosa.

Durante o evento foram entregues ao todo 31 menções honrosas, distribuídas por área de conhecimento, a saber:  duas para Ciências Biológicas e da Saúde (cursos de Biomedicina e Nutrição), 12 para Ciências Humanas e Sociais (cursos de Direito, História, Letras, Pedagogia e Tecnologia de RH), quatro para Ciências Sociais Aplicadas (cursos de Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social) e 13 para Engenharias e Tecnologias (cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Química Tecnológica).

Os alunos agraciados apresentaram um breve relato dos resultados dos trabalhos e o ponto alto da noite foi a entrega do Prêmio Reconhecimento Científico Geraldo Di Biase, que nesta edição da JORNIC foi dividido com duas instituições: o UGB-FERP, com o trabalho "Alternativas de requalificação do uso e ocupação sustentável do solo urbano em cidades do Médio Paraíba", do curso de Arquitetura e Urbanismo, dos autores Isa Gomes, Maria Luiza Pereira Duque Alves, Maria Emília Silva Lucas Tobias, Mariane Gomes da Silva, Paulo Vitor Tavares, Talita Helena Soares de Moraes e Vitor Oliveira Baêsso, sob a orientação da professora Andréa Auad Moreira, e a UFF, com o trabalho "Modelagem molecular de compostos Anti HSV-1", da autora Letícia Ferreira Lima Machado e orientadora professora Juliliane Yoneda.

Para a aluna Maria Luiza Pereira Duque Alves, do UGB-FERP, foi uma experiência incrível. “Foi um momento de muito aprendizado. Essas iniciativas fazem com que a gente se interesse mais pelo curso, pois enxergamos um amplo campo pela frente para explorarmos. Estou muito feliz pela participação e pela premiação”, disse a acadêmica.

Letícia Ferreira Lima Machado, da UFF, participou pela primeira vez e aprovou o trabalho. “Gostei muito de ter participado. Foi uma oportunidade muito boa para mim e senti um prestígio muito grande estar aqui e ainda sair vencedora”, comemorou.

O pró-reitor da PROPPEX, Dr. Francisco Sampaio, destacou o crescimento que a JORNIC vem alcançando a cada ano. “Levantamento recente mostrou que 90% das universidades privadas não praticam a pesquisa. Nesse contexto, o UGB vem crescendo e está de parabéns, graças ao empenho de alunos e professores. Para nós, é motivo de muito orgulho ter aqui este ano instituições de vários portes. Isso é um estimulo para continuarmos a investir cada vez mais na pesquisa”, afirmou Sampaio.

CONIC-SEMESP

O próximo passo é a participação do UGB-FERP no 18º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP), com 18 projetos selecionados. O evento será realizado no dia 1º de dezembro, na Universidade Paulista (UNIP), campus Cidade Universitária, em São Paulo.