16/05/2023

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), realizou nesta terça-feira, dia 16, o 1º Encontro Literário de Volta Redonda. O evento contou com o apoio do Grupo Conexão Literária, Academia Volta-redondense de Letras e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do UGB-FERP.

O Encontro Literário teve início às 8h30, com uma palestra da professora Elisa Andrade, que abordou o tema “A Importância da Literatura na Sociedade”. Ao longo de todo o dia foram promovidas diversas atividades, como oficinas, salas temáticas com produções digitais, RPG e Cultura Geek, além de mesa de debates, exposições e ilustrações.

Segundo o secretário de Cultura da Prefeitura de Volta Redonda, Anderson de Souza, eventos como esse são de grande importância para o município. “Não entendemos cultura só como entretenimento, a cultura é educação. Temos realizado eventos de incentivo à leitura, como troca de livro, biblioteca comunitária, saraus de poesia. E temos apoiado e participado de todos os eventos literários das instituições de ensino. Então, para nós, estar aqui é motivo de muito orgulho. Temos muitas parcerias com o UGB-FERP”, salientou o secretário.

Articulador regional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), Cristiano Almeida parabenizou a instituição pela organização do evento. “Percebemos que ainda há o interesse de resgatar esses jovens, que estão voltados para a tecnologia. É muito importante para nós, da Secretaria de Cultura do Estado, participar de um evento como esse”, ressaltou Almeida.

Organizadora do Encontro Literário, a professora Lúcia Costa, assessora da PROPPEX, lembrou que esse evento era um projeto que começou em 2019. “Tínhamos o sonho de trazer os jovens para cá e mostrar que temos artistas maravilhosos na cidade e que as várias culturas formam a nossa literatura”, afirmou ela.