27/05/2020

O UGB-FERP promoveu no dia 27 de maio o I Meeting de Nutrição. A atividade contou com a participação de cinco nutricionistas atuantes em hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro. As convidadas foram Patrícia Pinto, do hospital SEMIU; Sheila Marino, do Hospital de Campanha Maracanã; Renata Pereira, do Hospital São João Batista, além das contribuições de Emiliane Simões, da Unimed, e Vivian Almeida, do Hospital Regional Zilda Arns. No evento, que teve 115 ouvintes, elas relataram suas experiências no enfrentamento do COVID-19.

As convidadas comentaram sobre suas questões emocionais, como o medo e a determinação, acerca da preocupação com a contaminação e sobre a necessidade do distanciamento familiar por trabalharem em setores de risco.

Com o advento da pandemia, houve mudança de comportamento e na rotina laboral, com a redução de equipe, treinamento contínuo e as mudanças nas diretrizes internas que, para adaptar, precisaram de muito conhecimento técnico, coragem e criatividade.

As nutricionistas da produção, além de todos esses fatores, relataram a importância de humanização dos serviços e da utilização da criatividade, ambas associadas ao conhecimento técnico, a fim suavizar as angústias dos pacientes, muitas vezes, fugindo regras comuns em hospitais, discurso esse que rendeu muitos elogios do público.

“No enfrentamento da pandemia COVID-19, o nutricionista, como um profissional da saúde, torna-se essencial como interlocutor de informações nas diferentes áreas em que atua. Para tanto, toda a sua experiência técnica precisou ser adaptada a esse novo contexto da saúde individual e coletiva dentro dos hospitais públicos e privados. Logo, apresentar as experiências incríveis dessas profissionais que nos representam, trouxe o sentimento do quanto precisamos nos preparar, atualizar e amar a profissão que escolhemos para servir”, destacou a coordenadora do curso de Nutrição, Aline Mallet.