30/10/2017

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) realizou nos dias 24 e 25 a XII JORNIC (Jornada de Iniciação Científica), coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX). A abertura do evento aconteceu no auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, e contou com a participação de alunos 4º período curso de História, que encenaram a peça teatral “Eduardo Romero Show”, com a participação da banda “Five Brass”. Durante a cerimônia, receberam Menção Honrosa todos os professores cientistas que compõem o “Comitê Científico” da instituição, que são os avaliadores dos trabalhos apresentados. E, por fim, teve o lançamento do livro “Boas Práticas e, Gestão Escolar”, da professora Simone Alves de Medeiros.

Este ano a JORNIC teve como tema “A Ciência e a Tecnologia a Serviço do Bem Comum”. “Com esse tema, o UGB-FERP busca mostrar não somente suas pesquisas, mas também os novos e promissores pesquisadores que poderão num futuro fazer parte de um mundo cada vez mais tecnológico, porém humano e sustentável”, frisou a professora Lúcia Costa, coordenadora da JORNIC.

Ao todo foram apresentados 209 trabalhos, inclusive de outras instituições de ensino, com 191 aprovados. Os trabalhos foram apresentados nos auditórios, em salas de aula e por meio de pôster, no hall do Acesso A. Para o pró-reitor da PROPPEX, professor Francisco Sampaio, o crescimento do número de trabalhos a cada ano mostra a evolução do UGB-FERP no cenário científico.

“Hoje podemos dizer que a pesquisa no UGB já está totalmente institucionalizada, tendo um grupo de professores doutores e mestres com expressiva representação junto às agências de fomento. Nos últimos 24 meses mais de 40 projetos de pesquisa foram aprovados por instituições de fomento, com captação de recursos de cerca de R$ 1 milhão para material permanente, custeio e bolsas”, ressaltou Sampaio.

Para os vencedores da JORNIC, este ano o UGB-FERP oferecerá uma Menção Honrosa para os cinco melhores trabalhos por área do conhecimento. Já o vencedor do melhor trabalho receberá o “Prêmio Reconhecimento Científico Geraldo Di Biase, no valor R$ 1.200,00 em dinheiro.

Como parte da programação da JORNIC, no dia 25 foi realizado o II Fórum de Pós-Graduação, com o coaching Ailton Medeiros, que falou sobre o tema “Carreira e Sucesso: como faço para chegar lá?”.