21/10/2021

O UGB-FERP realizou nos dias 19 e 20 a XVI Jornada de Iniciação Científica (JORNIC). Esta edição teve como tema “A Educação em Tempos de Pandemia - Espaços Híbridos de Construção do Conhecimento”, abordando de que forma a pandemia vem alterando a rotina dos estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica da instituição.

O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), foi aberto pela professora Lúcia Costa, assessora da PROPPEX e presidente da JORNIC.
O encontro promoveu ainda uma homenagem aos profissionais da saúde, já que muitos se foram salvando vidas nessa pandemia. Em seguida foi realizada uma palestra com o tema “Pandemia da Covid-19 - Avanços e Consequências”, proferida pelo Dr. Francisco Sampaio, pró-reitor da PROPPEX.

A edição deste ano foi, novamente, inteiramente on-line, com os alunos apresentando seus projetos e interagindo com o comitê avaliador. Para Lúcia Costa, o evento foi muito promissor. “Tivemos cerca de 160 trabalhos inscritos. Neste ano a novidade foi a inclusão de novos tipos de submissão: Relato de Pesquisa (em andamento ou concluído), Relato de Experiência; Revisão Bibliográfica e Relato de Inovação, nas áreas de conhecimento de Educação, Sociais Aplicadas, Humanas e Sociais, Saúde, Engenharias e Tecnologias”, explicou.

Lúcia Costa destacou ainda que o Dr. Sampaio teceu, na sua palestra, aspectos sobre o momento da educação no país e, principalmente no UGB, fazendo um recorte sobre como criar e trabalhar espaços híbridos de construção do conhecimento. “Foi emocionante acompanhar as exposições nas salas virtuais, ler os comentários no chat e receber várias mensagens por e-mail e WhatsApp. Para alguns alunos foi a primeira participação e aproveitamos para divulgar o Programa de Iniciação Científica (PIC) do UGB, atividade que desde 2006 vem contribuindo para despertar vocações de pesquisa nos alunos, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional”, ressaltou.