06/02/2018

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) encerrou nesta sexta-feira, dia 02, no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, o VI Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes. O evento, iniciado na terça-feira, dia 30, encerrou o ciclo de ações comemorativas aos 50 anos da instituição, completados em 2017.

O simpósio foi aberto pelo reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho e teve mediação da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara. Durante o evento, houve o lançamento do livro “UGB-FERP: Fazendo história na sua vida”, dos autores Elisa Ferreira Silva de Alcantara e Paulo Célio Soares.

Foram homenageados também com Menção Honrosa os autores dos monumentos comemorativos aos 50 anos da instituição. O primeiro monumento, localizado na entrada do Acesso A, foi criado por Rogério Rodrigues Ruhena e denominado “UGB-FERP – Meio Século Disponibilizando Conhecimento”. O outro monumento, “Erguendo a História”, está localizado atrás do campus. A obra é de autoria de Fernando Pedro. Ambos são alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Outro agraciado foi José Jorge da Silva Júnior, aluno do curso de Letras, vencedor do concurso de música em comemoração aos 50 anos da FERP, com a canção “Tempo de Comemorar”.

Após as atividades no auditório, os convidados se dirigiram ao hall do Acesso A, onde foi realizada a cerimônia de lacramento da Cápsula do Tempo, na qual foram depositadas mensagens de funcionários e diversos objetos, que serão abertas no centenário da instituição, em 2067. Essa atividade teve a participação de crianças filhas de funcionários.

O segundo dia de simpósio os professores assistiram a uma palestra com Gustavo Hoffmann, que falou sobre o tema “Metodologias Ativas”. Nos demais dias foram apresentados pelos professores trabalhos de comunicação oral em sala de aula.

Ao final do evento, Elisa Alcantara afirmou que o simpósio oportuniza o compartilhamento de experiências, saberes e práticas que balizam a atividade de ensino de cada professor do UGB-FERP. “Com este foco que articula o ensino, a pesquisa e a extensão, o simpósio se configura em um destacado evento institucional fortalecido e, ao mesmo tempo, fortalecendo a ação docente, para nos ajudar a interrogar nossas certezas”, frisou Elisa.