26/02/2019

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) realizou nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, no campus Volta Redonda, o VII Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas dos Docentes organizado pela Pró-Reitora Acadêmica Elisa Alcantara. A abertura do evento, realizada no Auditório Milton Carlos, foi feita pelo reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho. Estavam presentes também o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Francisco Sampaio, o pró-reitor Administrativo, Osvaldir Denadai, além de diretores de instituto e professores.

Elisa destacou as principais ações desenvolvidas pela instituição em 2018 e os projetos para este ano. Ela aproveitou para divulgar a ótima avaliação dos cursos de Letras, História, Pedagogia e Psicologia, que obtiveram nota 4 do MEC e no Enade.

Como parte das atividades, o aluno André Luiz Rech Mota, do curso de Engenharia Civil, do campus Nova Iguaçu, recebeu o “Prêmio Jovem Empreendedor”, por ter desenvolvido, em parceria com o cientista computacional Daniel de Oliveira Rangel, um aplicativo para realização de cálculo de armaduras para vigas.

Outro ponto de destaque foi o lançamento do livro “Diálogos sobre Gestão e Docência do Ensino Superior” (Editora UGB, 280 páginas), organizado por Elisa Alcantara. A obra é fruto de uma coleção de pesquisas realizadas por 49 professores das diversas áreas do conhecimento.

Ao final do evento, Elisa Alcantara afirmou que o simpósio oportuniza o compartilhamento de experiências, saberes e práticas que balizam a atividade de ensino de cada professor do UGB-FERP. “O simpósio é um evento de extrema importância para a instituição, é o compartilhamento de experiências entre os professores, onde apresentam suas pesquisas uns aos outros. Sobre o livro, foi um grande transbordamento de conhecimento, com os professores envolvidos em projetos bem-sucedidos. Por fim, em 2019 teremos a segunda edição do curso de pós-graduação, com previsão de início para março ou abril”, finalizou Elisa.