06/02/2020

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) realizou de 27 a 31 de janeiro, no campus Volta Redonda, o VIII Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas, que este ano teve como tema “Inovação e Renovação Acadêmica”.

A solenidade oficial, no dia 28, foi feita pelo reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho. Em seguida, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Francisco Sampaio, falou sobre pesquisa e destacou a importância e o crescimento que o UGB-FERP vem tendo nessa área, principalmente com o fortalecimento da JORNIC (Jornada de Iniciação Científica).

Durante o evento, a instituição prestou homenagens aos cursos de Serviço Social e Administração, que em 2019 obtiveram nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), e aos cursos de Gestão em Recursos Humanos, Engenharia Mecânica (VR) e Direito (VR), que receberam nota 4 na avaliação do MEC.

A pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, destacou ainda o programa de intercâmbio do UGB-FERP, em parceria com o Banco Santander, que em 2019 recebeu alunos estrangeiros e enviou dois acadêmicos para Portugal. Este ano mais dois alunos irão também para universidades de Portugal.

Os cursos de Engenharia Civil (NI), Engenharia de Produção (VR) e Engenharia Mecânica (VR) também foram homenageados por terem sido premiados no VIII Prêmio CREA de Trabalhos Científicos.

Outro ponto alto do evento foi a apresentação de uma cadeira de rodas adaptada, feita por alunos do curso de Engenharia Mecânica, cuja Startup Smart Logout foi premiada no concurso Inova-San, da montadora Nissan, na categoria Mobilidade Inteligente. O projeto foi apresentado pelos alunos Paulo Coutinho e Pedro Machado, mas a equipe também contou com a participação do acadêmico Adilton Souza e do professor Ithmar Rangel.

Por fim, o egresso de Estudos Sociais Rodrigo de Almeida Seixa, professor do CIEP Antonieta Salinas de Castro, em Barra Mansa, foi homenageado por ter sido selecionado no Prêmio Educador Nota 10 – 2019, o maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, concedido pela Fundação Victor Civita.