26/01/2022

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) iniciou na noite desta terça-feira, dia 25, o X Simpósio de Pesquisas e de Práticas Pedagógicas. O evento, realizado no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, foi aberto e conduzido pela pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, e contou com a participação do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Francisco Sampaio, além de diretores, coordenadores, professores e alunos.

Durante o evento, alunos e professores contaram suas experiências no período de pandemia, as dificuldades enfrentadas, os momentos de superação e o quanto isso os fez crescer.

Elisa aproveitou também para prestar agradecimentos especiais aos colaboradores de dois setores da instituição que foram primordiais, dando o suporte necessário para que alunos e professores acessassem as plataformas para o ensino remoto.

“Essa é uma forma de homenagear e reconhecer o empenho dos funcionários do NEAD e do DTI. Sempre disponíveis, profissionais e gentis para nos atender. Sem eles não teríamos obtido o sucesso no nosso ensino remoto”, afirma Elisa.

Já Dr. Sampaio destacou a importância da manutenção do Programa de Iniciação Científica (PIC), que não parou, os 25 trabalhos voluntários apresentados, além da realização da Jornada de Iniciação Científica (Jornic), que mesmo de forma remota foi um sucesso. “Isso mostra que conseguimos passar por tudo isso e dando resultados. Quero registrar também que hoje a Faperj se encontra com bastante recursos para incentivo à pesquisa, o que não acontecia há muitos anos. Portanto, é hora de trabalhar e apresentar projetos, esse é o melhor momento”, frisou Dr. Sampaio, que citou ainda a área da Extensão:

“A Extensão sofreu bastante por conta da suspensão das atividades, mas conseguimos com o esforço dos professores realizar lives, palestras, cursos e outros. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao maestro Antônio Carlos, que com alegria e criatividade manteve a equipe animada”, completou.

.

Finalizando, Elisa aproveitou o reencontro para agradecer e parabenizar os professores e coordenadores. “Dizer o quanto vocês foram importantes durante esse processo, por manter a qualidade do nosso ensino. Passamos por um momento de muita dificuldade, foi tudo muito novo e repentino. Tivemos que nos reinventar. Mas foi também um momento de muito aprendizado. Sairemos dessa muito mais fortes e preparados, podem ter certeza”, salientou Elisa.

O evento segue nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27, com a apresentação de trabalhos em salas de aula e no hall do acesso A.