17/04/2021

O UGB-FERP recebeu oficialmente na tarde desta sexta-feira, dia 16, o prêmio pela conquista do primeiro lugar da primeira edição do programa Inova-san, promovido pela montadora Nissan. O evento, realizado de forma virtual, contou com a participação de representantes da instituição e da montadora, entre eles Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor geral da empresa para o Brasil.

Representantes da empresa destacaram todo o processo que envolveu o Inova-san, desde o início até a escolha dos projetos vencedores. Diretor de Relações Externas e Governamentais da Nissan do Brasil, Pedro Bentancourt parabenizou o UGB-FERP pela conquista. “Agradecemos a contribuição do UGB e dos seus alunos em nossos projetos sociais. Parabenizo a todos pelo prêmio e aproveito para reforçar que a empresa continua aberta para a instituição para apoio e cooperação técnica”, frisou.

Participaram da cerimônia virtual a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, Júlio Dias (diretor do Instituto de Humanidades e Saúde - IHS), Conceição Panizzi (diretora do Instituto de Educação e Desenvolvimento - IED), Gustavo Silva (diretor do Instituto de Tecnologia e Engenharia – ITE), Anderson de Oliveira Ribeiro (coordenador do curso de Engenharia de Produção), Gilberto Alves Pereira (técnico de laboratório), Guilherme Pinheiro (coordenador do curso de Engenharia Civil – Nova Iguaçu) e João Hoppe (coordenador do curso de Engenharia Mecânica).

PROJETO VENCEDOR

Criado em 2019 pelo Instituto Nissan, em parceria com a Rio Sul Valley, comunidade local de inovação, o Inova-san surgiu como um programa de educação empreendedora e inovação aberta que incentiva o desenvolvimento de soluções para problemas reais das cidades localizadas nos arredores do Complexo Industrial da Nissan, em Resende. A iniciativa é voltada para alunos de universidades e escolas técnicas da região.

O UGB-FERP venceu o prêmio Inova-san na categoria “Mobilidade Inteligente”. O grupo Smart Logout foi o campeão com o projeto de um protótipo de mobilidade para o público PcD (pessoas com deficiência). Tendo como base os hoverboards (espécie de skate elétrico que se move de acordo com a inclinação do corpo), a equipe desenvolveu uma plataforma motorizada com alavancas direcionais, que proporciona ao cadeirante um deslocamento mais ágil e cômodo.