09/11/2017
Por:

O Centro Cultural do UGB-FERP receberá nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 14h, o “Núcleo de Mudança na Educação”. No cinema do campus será exibido o filme “Nunca me Sonharam”, da produtora Maria Farinha Filmes, com direção de Cacau Rhoden, de 2017, apresentado pelo Instituto Unibanco. Esse filme convida o público ao diálogo sobre a realidade do Ensino Médio nas Escolas Públicas do Brasil, na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas. Após a exibição acontecerá um debate com o público, mediado por representantes da produtora Maria Farinha. Também haverá uma breve apresentação dos objetivos do grupo.

 

CARTA DE APRESENTAÇÃO

 

Em 2016, o Centro de Formação do CEC Arco-Íris ofereceu, entre outras atividades, um encontro enriquecedor com o professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.

José Pacheco mora no Brasil desde 2007, e como grande estimulador de uma educação verdadeiramente democrática, é indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. Trabalha junto ao MEC, para uma iniciativa de transformação na Educação Básica e na EcoHabitare como Coordenador Pedagógico dos Projetos de Formação.

No encontro com o professor José Pacheco tivemos a certeza do desejo de busca por inovação e criatividade nas escolas. Por esse motivo, seguimos a orientação do professor de constituir uma Equipe Regional. Com este objetivo, foram convidados os profissionais da educação interessados neste projeto, para conversarem sobre o assunto no dia 30 de janeiro de 2017. Essa reunião confirmou a determinação de todos em formar um grupo regional em busca de uma educação integral e viva.

Houve a mobilização junto às Secretarias de Educação de Vassouras, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Paraíba do Sul, Barra do Piraí e adjacências, resultando em novos encontros. Nestes encontros buscamos conhecer algumas experiências de escolas que já estão vivenciando uma educação inovadora, a partir daí formou-se um Núcleo de Transformação da Educação, organizado em grupos de trabalho (GT).

As equipes dos GTs vêm se reunindo para estruturar as diversas áreas do projeto e estão abertas a pessoas que desejem se integrar ao Núcleo de Transformação da Educação da Região Sul Fluminense.

São muitos os caminhos, apenas é preciso que um núcleo de projeto dê os primeiros passos.

 

JOSÉ PACHECO