12/08/2021

As aulas do segundo semestre no UGB-FERP retornaram no último dia 3, de forma remota. Já nesta segunda-feira, dia 9, foram iniciadas as atividades no modelo híbrido nos campi Barra do Piraí e Volta Redonda. As unidades seguem todos os protocolos de segurança determinados pelas autoridades de saúde, a fim de manter tanto os alunos quanto os funcionários em segurança.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, foi organizada uma divisão por turmas, de modo que todas elas, pelo menos uma vez por semana, estejam na instituição e, à medida que as regras forem sendo flexibilizadas, o número de dias presenciais vai aumentando. “Ao mesmo tempo mantivemos um ensino remoto para aqueles estudantes que ainda não se sentem confortáveis para estar presencialmente na instituição, para que eles possam, mesmo no dia que a turma dele estiver presencial, assistir à aula remota”, afirma.

Mesmo com as aulas ainda não estando 100% presenciais, Elisa vê benefícios dessa migração do ensino remoto para o híbrido. “O benefício do ensino híbrido é que ele permite que o aluno tenha alguns momentos remoto, totalmente remoto em casa, e que ele tenha aulas também presenciais. Isso vai permitir que utilizem os laboratórios, que os colegas tenham contato entre si, que haja interação presencial entre alunos e professores, até que a gente possa retornar com todos os estudantes a normalidade”, explica.

Para a pró-reitora, nesse retorno os alunos vão encontrar a instituição preparada, organizada, com todos os recursos necessários. E que o próximo passo é a volta do modo presencial, como era feito antes da pandemia. “Os alunos vão encontrar a instituição com todo o suporte, com os professores presencialmente, com a coordenação presencialmente, com os departamentos todos funcionando presencialmente para melhor atendê-los”, salientou Elisa.