20/05/2024

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) celebra uma conquista significativa no Inova-san, programa de inovação aberta e educação empreendedora voltado para solucionar desafios reais na região Sul Fluminense. Três projetos apresentados por estudantes da instituição foram aprovados, destacando-se entre mais de 700 inscritos. Os projetos selecionados são: FonTec, Caminho Livre e EasyPass.

O Inova-san, promovido pela montadora Nissan, proporciona um ambiente de tecnologia e colaboração, incentivando soluções criativas e eficazes para problemas regionais. Este ano, o programa contou com uma adesão expressiva, sendo que mais de 200 participantes eram do UGB-FERP, demonstrando o forte engajamento da instituição.

A participação e o sucesso do UGB-FERP no Inova-san refletem o compromisso da instituição com a inovação e o desenvolvimento regional. Os projetos aprovados não apenas evidenciam a qualidade do ensino oferecido, mas também prometem trazer benefícios concretos para a sociedade, solucionando problemas reais e promovendo um ambiente mais tecnológico e colaborativo.

O professor Anderson Ribeiro, mediador do programa junto ao UGB-FERP, expressou sua satisfação com os resultados obtidos. “A aprovação das equipes mostra a força de nossos cursos de graduação e o quanto estamos alinhados com as tendências do mercado. É um orgulho ver nossos alunos se destacando em um programa tão competitivo e relevante para a nossa região”, afirmou Ribeiro.

PROJETOS APROVADOS

FonTec: Mostrar aos usuários de fone, o quão prejudicial pode ser utilizá-lo de uma maneira errada e contínua, seja ele em volumes considerados médios ou altos, a fim de prevenir a perda auditiva precoce dos mesmos ao longo dos anos.

Caminho Livre: Tem como propósito principal capacitar pessoas com deficiência visual a se deslocarem de forma autônoma e segura em ambientes internos. Para alcançar esse objetivo, será desenvolvido um sistema de aplicação que se baseia na instalação estratégica de sensores de presença/proximidade, fornecidos e instalados pela nossa empresa em empresas parceiras. Esses sensores, conectados à internet, serão distribuídos pelo ambiente para mapeá-lo detalhadamente. Cada sensor funcionará como um ponto de referência único no espaço, essencial para a determinação precisa da localização do usuário.

EasyPass: Criação de um sistema integrado de gestão online para bilhetagem, indo além da simples recarga de créditos nos cartões. Incorporação de funcionalidades como pagamento de passagens, atendimento ao cliente e acompanhamento de histórico de uso. Implementação de pontos físicos estratégicos para atender a população de forma conveniente, semelhantes aos parquímetros. Ênfase na experiência completa e conveniente aos usuários em diferentes dispositivos para uso do transporte. Destaque para a simplicidade e usabilidade como pontos de diferenciação.