14/08/2018

O UGB-FERP sediou na tarde desta terça-feira, dia 14, no Auditório Milton Carlos, o 2º Encontro Jornada Empreendedora, que contou com a participação de 344 alunos de seis escolas estaduais de Volta Redonda e Barra Mansa que fazem parte do Programa Educação Empreendedora do Sebrae no Médio Paraíba. O evento contou com dois painéis: Eu Empreendedor, com palestra de dois empresários, e Ensino Empreendedorismo, com palestra de professores da Rede Estadual de Ensino.

O encontro faz parte das ações do Sebrae na temática do ensino do empreendedorismo nas escolas estaduais, que já é uma realidade no estado do Rio de Janeiro, e na região do Médio Paraíba, graças ao convênio pioneiro firmado entre Sebrae/RJ e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Por este acordo, o Sebrae/RJ capacita professores da rede pública permitindo o acesso de alunos da rede pública estadual à disciplina educação empreendedora. Iniciado em 2017, o programa já conta com a participação de 37 escolas de horário integral da rede estadual, selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) em 25 municípios, com 2.596 alunos capacitados no 1º ano do Ensino Médio. Neste ano, serão mais 44, totalizando 81 escolas.

Além de desenvolver o Programa, o Sebrae disponibilizou todo o material de apoio e viabilizou a participação de 100 diretores escolares no Seminário Empretec, que utiliza metodologia do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para identificar, estimular e desenvolver o comportamento empreendedor.

“O mais importante é que esses alunos sejam autores da própria história, com ética, capacitação e perseverança para alcançar seus objetivos. E o resultado não podia ser melhor. Além de despertar o espírito empreendedor, este trabalho vem incentivando alguns dos jovens a se tornarem multiplicadores, compartilhando com a família e amigos o conhecimento adquirido em sala de aula”, disse a coordenadora regional do Sebrae/RJ, Ana Lúcia de Araújo Lima.

No Médio Paraíba, oito escolas estaduais de Ensino Médio em sete municípios fazem parte do programa, que já capacitou 250 professores no ano passado quando foi iniciado na região. Cerca de 500 alunos foram envolvidos nessas escolas nas seguintes cidades: Volta Redonda, Pinheiral, Barra Mansa, Resende, Rio Claro, Barra do Piraí e Valença. Essa é mais uma ação do Sebrae, que atua com programas na área de educação para jovens do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Superior em todo o país.

As temáticas principais dos cursos referem-se a características empreendedoras; criatividade e inovação; identificação de oportunidades; formas de empreender; avaliação de perfil e ideias de negócios. Ainda fazem parte do conteúdo noções sobre o mundo do trabalho; administração do tempo; comunicação e trabalho em equipe.