04/08/2021

No dia 29 de julho o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) deu início ao seu núcleo de estudos em Economia Circular. Na ocasião o professor Francisco Santos Sabbadini, coordenador CINOVA Laboratório de Inovação em Produtos, Processos e Serviços da Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAT-UERJ), apresentou os conceitos fundamentais da economia circular e suas aplicações na prática docente. Segundo o professor, “economia circular é muito mais do que a gestão de resíduos. O conceito engloba manter os recursos em uso o maior tempo possível, minimizar sua disposição, utilizar de maneira mais eficiente possível, recuperar e regenerar produtos e materiais em todo o seu ciclo de vida”.

O diretor do Instituto de Tecnologia e Engenharia (ITE), Gustavo de Paiva Silva, ao assinar o termo de parceria entre o CINOVA e o UGB-FERP ressalta: “Nossa adesão ao projeto UERJ Circular, no desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações relacionados ao Economia Circular, abre uma janela para a inserção dos nossos cursos na retomada da economia no caminho correto da relação entre o homem e a natureza. A educação tem um papel fundamental para um mundo sustentável, uma mudança estrutural é necessária em nossa sociedade com foco em desperdício zero e isto é um grande e desafiador aos professores e professoras”.

Para o professor Antônio Izolani, a implementação do Núcleo de Economia Circular é uma oportunidade de tirar da cabeça o conceito formado sobre "lixo" e substituir por uma visão mais contínua e cíclica de produção, na qual os recursos deixam de ser somente explorados e descartados e passam a ser reaproveitados em um novo ciclo.

Segundo o professor Lauro Leoncio Wagner Peixoto, desenvolver uma visão acadêmico científica com novos conhecimentos a favor da sustentabilidade ambiental e organizacional é o futuro do ensino. Atuar como protagonistas dessa visão e contribuir com as transformações para uma economia mais sustentável.

Já o professor Rondinele Soares de Paula tem expectativa de desenvolver projetos de forma simples e objetiva, alinhando os conceitos de economia circular em soluções práticas em anomalias existentes em organizações que possuem uma cadeia produtiva que não aplicam investimentos para melhorar seus produtos relacionados ao tema.

Nas palavras do coordenador do curso de Engenharia de Produção e coordenador do Núcleo de Estudos em Economia Circular, Anderson de Oliveira Ribeiro “a implementação do núcleo vai trazer um ganho competitivo para nossos alunos e alunas. A economia circular vai levar a mudanças constitutivas em toda a cadeia produtiva. A transformação de nossa economia linear, objetivada no produto e grande geradora de resíduos, em uma economia circular, focada na busca de eficácia do sistema produtivo é uma realidade e ter este pensamento em nossas aulas é um avanço incrível”.