03/07/2019

UGB participa do evento preparatório para o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos UIA2020Rio

Com a aproximação do maior evento de Arquitetura e Urbanismo do mundo, que terá sua próxima versão sediada no Rio de Janeiro em 2020, os cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro se uniram, com o apoio da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo - ABEA, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro por meio da Comissão de Ensino e Formação e do Instituto de Arquitetos do Brasil (Departamento do Rio de Janeiro) para organizar um ciclo de debates que visa formular reflexões sobre os quatro eixos propostos pelo Comitê Científico do Congresso UIA2020RIO.

Desde 2018, representantes de 15 cursos de Arquitetura e Urbanismo se reúnem para planejar esses eventos ao longo do ano de 2019. As Instituições envolvidas são: UGB, IFF, UFRJ, UFRRJ, UFF, UERJ, GAMA E SOUZA, IBMR, PUC-RIO, SILVA E SOUZA, UNESA, UNIGRANRIO, UNILASALLE, UNISUAM e UVA.

O tema principal do Congresso é ‘Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21’. Para a arquiteta Fabiana Izaga, do Comitê Organizador UIA2020RIO, “é muito importante a reunião das escolas de arquitetura e urbanismo no Rio de Janeiro com o objetivo de discutir os temas do Congresso. Este evento preparatório certamente demarca o arranque de todo um movimento de discussão, com vistas a 2020, sobre a formação do arquiteto urbanista para atender às novas demandas da sociedade por arquitetura e por cidade.”

Os eixos em torno dos quais se desenvolverão as atividades do Congresso Mundial são: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; Transitoriedades e Fluxos. Nestes eventos preparatórios, cada eixo será discutido separadamente em dois momentos pelas universidades durante o ano que precede o Congresso, uma a cada semestre, sempre com a presença de especialistas em cada tema. As mesas redondas do primeiro semestre aconteceram com muito sucesso e participação intensa de professores e alunos, enquanto no segundo semestre estão definidos os meses em que cada debate acontecerá, com datas ainda a serem confirmadas.

EIXO 1 –Diversidade e Mistura: 25 de abril e agosto de 2019

EIXO 2 - Mudanças e Emergências: 06 de junho e setembro de 2019

EIXO 3 - Fragilidades e Desigualdades: 09 de maio e outubro de 2019

EIXO 4 – Transitoriedades e Fluxos: 24 de maio e novembro de 2019

Nesse primeiro semestre, todos os debates aconteceram na sede do IAB/RJ, que fica na Rua do Pinheiro, número 10, no Flamengo (próximo ao metrô Largo do Machado).

O primeiro debate aconteceu no dia 25 de abril, uma quinta-feira, às 18h. A primeira mesa redonda deste ciclo contou com a presença de Henrique Silveira, da Casa Fluminense; Marcus Faustini, das Redes para a Juventude; e Leslie Loreto, da Arche Projetos Participativos. Eles discutiram sobre o eixo “diversidade e mistura”, apontando a centralidade do tema dentro da trajetória de cada um e afirmando a necessidade de conviver e valorizar as diferenças na complexidade das sociedades contemporâneas. Salientaram sobre o papel de Arquitetos e Urbanistas no enfrentamento dessa questão quando da elaboração de projetos arquitetônicos e Urbanos. O primeiro debate foi organizado pelos representantes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo do UGB, PUC Rio e UFRRJ.

O UGB compareceu ao debate com a presença das alunas EDLAINE DA FRAGA FIGUEIREDO, FABIANA KOYAMA DIOGO FARIA, AMANDA REIS DA CUNHA acompanhadas da professora Andréa Auad Moreira.

O segundo debate do ciclo contou com a presença de Itamar Silva, morador e liderança comunitária da Favela Santa Marta, que ao longo de sua vida tem pautado sua atuação pelo resgate da organização popular; Regina Bienenstein, professora e coordenadora do NEPHU (Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos) na UFF que tem atuado em projetos de extensão em favelas, colocando a Universidade como referência de atuação em áreas onde desigualdades e fragilidades são constantes; e Rossana Tavares, professora e coordenadora do NEUB (Núcleo de Estudos Urbanos da Baixada Fluminense), juntamente com Alvaro Pilares e Filipe Marino na UNIGRANRIO, professora da UFF e militante feminista. Eles discutiram sobre o eixo “Fragilidades e Desigualdades”, apontando a centralidade do tema dentro da trajetória de cada um. O segundo debate foi organizado pelos representantes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRANRIO, UFF, UFRJ.

O UGB compareceu ao debate com a presença dos alunos ALEXIA DE ARAUJO RODRIGUES, ANDRÉ PORTUGAL SANTOS e FRANCIELE SIQUEIRA MONTEIRO FECH, acompanhados da professora Andréa Auad Moreira.

A terceira mesa-redonda deste ciclo contou com a presença de Andrea Borde, do PROURB/FAU/UFRJ; Fabro Steibel, do ITS Rio; e Natalia Cidade, da FIOCRUZ. O debate se deu em torno do eixo: TRANSITORIEDADES E FLUXOS. Neste eixo, o fio condutor das reflexões são os deslocamentos, buscando ampliar a compreensão sobre as transitoriedades e os fluxos na escala planetária e nas escalas locais em suas dimensões demográfica, temporal e humana. A velocidade desses novos fluxos tem contribuído para a consolidação de uma cultura global e a globalização da prática da arquitetura e do urbanismo, buscando debater as implicações dessa realidade na formação e na prática profissional contemporânea. O terceiro debate foi organizado pelos representantes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da Veiga de Almeida (UVA) / UNISUAM / Estácio (UNESA).

O UGB compareceu ao debate com a presença dos alunos CELESTE DOS SANTOS VASCONCELOS e FILIPE RODRIGUES PEREIRA, acompanhados da professora Andréa Auad Moreira.

A quarta mesa-redonda aconteceu no dia 6 de junho de 2019 sobre o Eixo 2 - MUDANÇAS E EMERGÊNCIAS e contou com a presença com a participação de DAVID ZEE (oceanógrafo); LUIZ MAIA (Meteorologista, UFRJ); DENISE VOGEL (Arquiteta e Urbanista, SILVA E SOUZA). Neste eixo, as atenções se voltaram para os graves impactos e riscos ambientais ocasionados por uma ocupação desordenada do solo urbano e a falta de responsabilidades sociais não assumidas sobre a questão. Os debatedores apontaram muitas estratégias de reversão do quadro de vulnerabilidade a que estão submetidas as comunidades humanas e a Natureza em todo o mundo, mas especialmente no Brasil, alertando para os compromissos individuais e coletivos a serem assumidos emergencialmente. O quarto debate foi organizado pelos representantes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da SILVA E SOUZA, UERJ e UNILASALLE.

O UGB compareceu ao debate com a presença dos alunos IANCA CAMARGO THOUIN DE SOUZA, TATIANE SOUZA DE OLIVEIRA TELEMOS, PABLO AMORIM ÁVILA FONTES, acompanhados da professora Andréa Auad Moreira.