04/11/2020

O       Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/FERP) realizou nos dias 20 e 21 de outubro a sua XV Jornada de Iniciação Científica (JORNIC). Com as mudanças provocadas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), o evento foi adaptado e realizado totalmente online, com os alunos apresentando os projetos e interagindo com o público que participou.

A abertura foi no dia 20, feita pelo magnífico reitor Dr. Geraldo Di Biase Filho e, em seguida, a palestra com o tema "Pandemia da Covid-19. Novas formas de Aprendizagem e fazer Ciência" foi proferida pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), Dr. Francisco Sampaio. Professora Lúcia Costa, Presidente da JORNIC e organizadora do evento foi a mediadora da atividade. Participaram também a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Prof.ª Elisa Alcântara, e os diretores de institutos professores Conceição Panizzi e Júlio Sobral. A atividade teve participação de cerca de 300 pessoas. Os 75 trabalhos foram apresentados nos dias 20 e 21/10, em salas divididas por área de conhecimento/cursos.

De acordo com Lúcia Costa, a pandemia teve impactos significativos e ainda não completamente dimensionados sobre a sociedade. Trata-se de um evento inédito na história, dado que, no passado, epidemias parecidas se desenvolveram em um cenário de muito menor integração entre países e pessoas, divisão do trabalho e densidade populacional.

“Por se tratar de uma doença e de uma situação novas, as lacunas de informação e conhecimento ainda são muito grandes: taxas de letalidade, potencial de transmissão, tratamento, existência de outros efeitos ou sequelas no organismo dos que foram infectados, todas essas informações ainda são preliminares”, explica Lúcia, que completou:

“Nesse momento, a produção científica é crucial para melhor compreender a doença e seus efeitos e buscar soluções. Pesquisadores e cientistas, no mundo todo, em muitos casos a partir de uma boa coordenação governamental, já se mobilizaram para estimar tanto os efeitos da doença sobre a saúde da população quanto os impactos econômicos e sociais dessa pandemia”, finalizou.