25/08/2020

A pandemia de coronavírus (Covid-19) teve impactos significativos e ainda não completamente dimensionados sobre a sociedade. Trata-se de um evento inédito na história, dado que, no passado, epidemias parecidas se desenvolveram em um cenário de muito menor integração entre países e pessoas, divisão do trabalho e densidade populacional.

Por se tratar de uma doença e de uma situação novas, as lacunas de informação e conhecimento ainda são muito grandes: taxas de letalidade, potencial de transmissão, tratamento, existência de outros efeitos ou sequelas no organismo dos que foram infectados, todas essas informações ainda são preliminares.

Nesse momento, a produção científica é crucial para melhor compreender a doença e seus efeitos e buscar soluções. Pesquisadores e cientistas, no mundo todo, em muitos casos a partir de uma boa coordenação governamental, já se mobilizaram para estimar tanto os efeitos da doença sobre a saúde da população quanto os impactos econômicos e sociais dessa pandemia.

A XV Jornada de Iniciação Científica – JORNIC, do Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB/FERP, com as mudanças provocadas pela pandemia se adapta para ser inteiramente on-line, com os alunos apresentando seus projetos e interagindo com o comitê avaliador. O encontro promoverá ainda uma homenagem ao Dr. Geraldo Di Biase Filho, reitor do UGB, na mesa de abertura que acontece às 19h, no dia 20/10/2020, com o tema “Pandemia da Covid-19. Novas formas de Aprendizado e fazer Ciência”, que será proferido pelo Dr. Francisco Sampaio. Participem!